Brasil Fashion System

Entenda o Brasil Fashion System

A fim de trabalhar de forma integrada, unindo esforços e potencializando resultados, o setor da moda no Brasil se organizou em um grupo hoje chamado de Sistema Moda Brasil, que a partir do dia 8 desse mês, passa a incluir as ações do Plano Brasil Maior. A iniciativa teve início há três anos, quando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) reuniu, em Brasília, representantes das diversas associações de classe que atuam na defesa de setores relacionados à moda. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, o SMB funciona como um instrumento de articulação entre as cadeias têxtil e de confecções; gemas, joias e afins; e couro, calçados e artefatos. Dentre os objetivos do grupo estão o desenvolvimento de projetos que beneficiem a indústria da moda, o compartilha mento e a integração de informações e experiências, a busca por soluções em conjunto para problemas comuns, o incentivo ao cooperativismo e associativismo e o desenvolvimento da inteligência competitiva.
Além do MDIC, integram o SMB os ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Apex-Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os representantes da iniciativa privada são: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sebrae, Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Acessórios de Viagem (Abiacav), Abest, Abit, Abicalçados, Assintecal, CICB e IBGM.

Como braço do SMB para o mercado externo, seis associações de classe, em parceria com a Apex-Brasil, criaram o Brasil Fashion System, que atua como um potencializador da promoção da moda brasileira em mercados internacionais. O BFS está organizado em cinco comitês temáticos: marca, promoção comercial, design, sustentabilidade e inovação, que se reportam a um comitê gestor, formado por um representantes de cada uma das associações. Fazem parte do BFS a Apex-Brasil, Abest, Abit, Abicalçados, Assintecal, CICB e IBGM.

www.sistemamodabrasil.com.br