Arezzo & Co. e Calçados Bibi assinam acordo com a Certificação Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB)

10 Views

Um compromisso com a origem da matéria-prima couro foi formalizado por Arezzo & Co. e Calçados Bibi, no dia 8 de novembro. Na oportunidade, as duas empresas assinaram um Acordo de Cooperação com a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), estimulando que seus fornecedores participem e sejam reconhecidos pelo programa, que dissemina as melhores práticas na produção curtidora, com base nos pilares sociedade, meio ambiente e economia. A assinatura ocorreu no Fórum CSCB de Sustentabilidade, em Estância Velha (RS), evento que contou com palestra das duas companhias.

Com um total anual de mais de 40 milhões de peles, o Brasil é um dos três maiores produtores mundiais de couros e é o único país que conta com uma certificação específica para a sustentabilidade, o CSCB. Esta certificação tem base na norma ABNT NBR 16.296 (Couros – princípios, critérios e indicadores para produção sustentável), com auditoria feita por organismo acreditado pelo INMETRO. A norma dispõe de 173 indicadores em questões como rastreabilidade da matéria-prima, bem-estar animal, redução de consumo de água, redução de consumo de energia, controle de qualidade de produtos, substâncias restritas e saúde e segurança do trabalhador. “A certificação oferece garantias sólidas sobre a origem do couro, assegurando à indústria e, portanto, ao consumidor final, que aquele material foi produzido seguindo rígidos padrões de qualidade, segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente”, destaca José Fernando Bello, presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), entidade que apoia o CSCB.

“A Arezzo&Co será uma das primeiras empresas a assinar esta cooperação no Brasil. Somos uma empresa que preza pela garantia de procedência das matérias-primas que compõem nossos produtos”, comenta Cisso Klaus, diretor executivo da Arezzo&Co. Para a Bibi, o compromisso também se manifesta para que crianças de 0 a 9 anos tenham o desenvolvimento natural e saudável dos pezinhos. “Para isso, toda a produção leva em consideração a transparência nos processos, o que nos faz desenvolver calçados não tóxicos vendidos no Brasil e em mais de 70 países, pois atendemos normas e certificações rigorosas”, comenta Marlin Kohlraush, presidente da Bibi.

Também no que refere-se à sustentabilidade, ambas as empresas destacam-se pela atuação no fortalecimento do Selo Origem Sustentável. A Bibi é a primeira empresa do segmento calçadista brasileira a obter o Selo Ouro do programa, desenvolvido pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros Calçados e Artefatos) e USP (Universidade de São Paulo). 

Pelo acordo a ser assinado com CSCB, Arezzo&Co e Bibi se comprometem a estimular a adesão por parte de seus fornecedores de couros ao programa do CSCB para que atendam à norma ABNT NBR 16.296. “Dessa forma, privilegiamos o fornecimento de couro oriundo de curtumes já certificados ou que estejam em processo de adequação à norma. Além disso, será incentivado que curtumes já certificados continuem buscando o aprimoramento de seus processos para que conquistem níveis superiores de certificação. Nosso foco principal é investir em inovação, levando em consideração a questão da sustentabilidade, para que a Bibi seja uma marca global de desejo”, finaliza Kohlrausch.

A Arezzo&Co destaca os movimentos de mobilização que realizou em sua sede, em Campo Bom, para fomentar a cadeia produtiva a buscar as certificações, tanto para o couro quanto para outras matérias-primas. “Fizemos reuniões presenciais com todos os nossos principais fornecedores. Momentos de profunda interação, com o objetivo de agirmos juntos para buscarmos as melhores práticas para o mercado. A Arezzo&Co vem realizando ações ao longo de toda a cadeia de suprimentos, conscientizando os parceiros que a jornada de sustentabilidade precisa de atores fortes, dedicados e comprometidos com a mudança para que sejamos cada vez mais competitivos no mundo”, diz Cisso Klaus.

 

Como um curtume pode obter a certificação

 

Após a adesão ao CSCB, o curtume deve trabalhar no aprimoramento de seus processos sobre os 173 indicadores. É necessário o atendimento, registro e continuidade de cada indicador e, com esta etapa concluída, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo INMETRO para a certificação. Há quatro níveis do selo:

- Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação)

- Prata (75%)

- Ouro (90%)

- Diamante (100%).

 

Sobre Arezzo & Co.

Fundada em 1972,  Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos, com as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Owme. Visite nosso site www.arezzoco.com.br

 

Sobre a Calçados Bibi

Fundada em 1949, a Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz cerca de 2,6 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 100 lojas.