Carta aberta do GLCC à comunidade internacional sobre certificado sanitário

10 Views

A necessidade de eliminação de Certificado Sanitário para importação de peles curtidas está declarada em uma carta aberta oficial do Global Leather Co-ordinating Committee (GLCC) à comunidade internacional. A produção deste documento foi uma demanda levantada pelo CICB na mais recente reunião do grupo, em 13 de março, em Hong Kong, e deve dar suporte ao processo de extinção dos pedidos de certificado para compra de couros a partir do estágio wet blue em países como a China.  

Na declaração, o GLCC explicita que regras para a importação e exportação de produtos e subprodutos de origem animal – incluindo certificados sanitários de peles e couros – devem ser produzidas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, braço da ONU para este tema). Segundo a OIE, couros e peles que tenham passado por um processo de curtimento (wet blue, white blue, semi ou acabados) não demandam certificados sanitários para importação ou exportação (artigo8.8.27 do Terrestrial Animal Health Code, da OIE). 

A associação chama a todos os governos nacionais onde haja a regra do Certificado Sanitário para que revoguem a exigência para os produtos identificados pela Designação internacional de Mercadorias (HS) de 4104 a 4115 (couros que passaram por processo de curtimento).

Esta pauta é prioritária dentro da atuação do CICB no âmbito nacional e internacional, com argumentação e reforço constantes junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ao Itamaraty. Agora, a articulação está focada na divulgação da carta do GLCC pelo Ministério das Relações Exteriores e Embaixada do Brasil na China para clientes, associações do setor e agentes comerciais.

Veja a declaração oficial clicando aqui.

 

O que é o GLCC: é a organização que congrega mundialmente as três principais associações ligdas à cadeia do couro. São elas:

 

International Council of Tanners (ICT, entidade mundial do setor de curtumes, a qual o CICB integra)

International Council of Hides, Skins and Leather Traders Associations (ICHSLTA, ligada aos agentes do setor de couros)

Union of Leather Technologists and Chemists Societies (IULTCS, entidade relacionada aos químicos)