Certificação e sustentabilidade no setor de couros: Itália e Brasil unem forças

10 Views

Dois líderes mundiais do setor de couros, Brasil e Itália, unem seus conhecimentos em produção sustentável e transparência com a assinatura do Acordo de Parceria (PA) Setor de Couros – Programa de Certificação de Sustentabilidade. O documento foi oficializado em Hong Kong, no dia 13 de março, durante a reunião do órgão mundial de representação da indústria (o International Council of Tanners, ICT), estabelecendo um novo marco no setor, com o objetivo central de aprimoramento de processos e garantia de práticas responsáveis na produção.

O acordo foi assinado por ICEC (o Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros) e CSCB (Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro) com o apoio dos respectivos membros no ICT: UNIC (União Nacional da Indústria Curtidora Italiana) e CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil). A intenção do documento, realizado no âmbito das atividades do ICT, é o reconhecimento mútuo das certificações, consideradas referências no fornecimento de garantias robustas e completas para o setor de couros em relação a questões de sustentabilidade.

Este marco, explica Sabrina Frontini, diretora do ICEC, é uma expressão da série de processos em sustentabilidade desenvolvidos e aplicados à indústria do couro. "As certificações representam, portanto, um ponto importante sobre a qualificação do setor de couros. O acordo é focado em três áreas diferentes, que ICEC e CSCB já atendem em seus serviços: questões ambientais, sociais e econômicas na produção de couros", destaca Sabrina.

Para José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, o acordo enriquecerá a pesquisa para uma indústria cada vez melhor, estabelecendo de forma clara ao mundo os atributos do couro e sua natureza recicladora. “Os curtumes trabalham sob um regramento rígido e temos uma grande preocupação sobre as questões da sustentabilidade. Com o acordo, colocamos nosso compromisso em um novo estágio de relacionamento e transparência, mostrando aos consumidores o papel do couro no mundo”, destaca. Bello ainda menciona que a parceria está aberta à inclusão de futuros novos parceiros. 

Outros objetivos da colaboração entre ICEC e CSCB são o desenvolvimento de modelos relacionados à rastreabilidade de matérias-primas, bem-estar animal e proteção ambiental. O acordo também irá promover o conhecimento e a importância do uso do couro no mundo, aprimorando a percepção sobre este material junto aos clientes da indústria e o consumidor final.