Couro: atividades paralelas à feira de Xangai tiveram o Brasil como foco das atenções

10 Views

Reunindo mais de 22 mil visitantes anualmente, a feira All China Leather Exhibition (ACLE), em Xangai, é um dos principais eventos mundiais do setor de couros para negócios e também de atividades estratégicas que terão reflexos sobre toda a indústria. Na mais recente edição da feira, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, o couro do Brasil mostrou todo o seu potencial não só na exposição de produtos, mas também por meio da participação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e projeto Brazilian Leather em eventos e encontros institucionais paralelos à ACLE. O Brazilian Leather é desenvolvido pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo de incentivar as exportações de couros do país.

Uma das atividades que teve o protagonismo do couro brasileiro durante a feira foi a apresentação da indústria nacional e da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) durante a 10º edição do Leather Forum, tradicional evento organizado pela Associação Chinesa do Couro (CLIA). A palestra de Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, teve tradução simultânea para o chinês e excelente recepção da audiência, formada em grande parte por autoridades do couro da China e empresas de curtume daquele país. “Houve um grande interesse pelo CSCB. Os espectadores da China pediram mais detalhes sobre o projeto, pois querem replicar nosso modelo como base para uma certificação própria de seu país”, destacou o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.

Como ocorre regularmente, o International Council of Tanners (ICT, entidade mundial que reúne associações nacionais representativas deste setor) reuniu-se durante a ACLE para seus debates e definição de trabalhos para os próximos meses. Nesta oportunidade, a pauta tratou do aprimoramento de contratos internacionais e debate sobre certificações ambientais e de sustentabilidade dos países membros. Por convite prévio do ICT, foram apresentados os pilares do CSCB como base e estrutura para outros países membros do grupo.

Na mesma oportunidade, o ICT lançou o 3º Congresso Mundial do Couro, cuja primeira edição foi realizada pelo CICB em 2011, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 600 personalidades de todo o mundo. O próximo evento será em 2017, em Xangai (durante a ACLE, no dia 29 de agosto), com co-organização de CLIA e da Associação Internacional Taiwanesa do Couro (Tila). O tema do evento será The Leather Revolution.