“A Lineapelle New York tem sido a feira que Courovale mais
aposta nos últimos anos, pois conta com um público muito qualificado, atingindo
as principais marcas de moda dos Estados Unidos”. A frase que abre este texto é
de Verônica Meurer, gerente do Curtume Courovale, e resume a expectativa do
couro brasileiro para a próxima edição da Lineapelle New York, nos dias 17 e 18
de julho. Cinco empresas irão expor seus couros na feira, contando com o apoio
do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de
Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro brasileiro
no mercado externo.
Além de ser uma feira tradicionalmente impactante em termos
de público (ela é o ponto de partida no trabalho dos designers das maiores
grifes americanas), a Lineapelle New York deste ano ocorre em meio a um momento
positivo, em que “nota-se uma reação no mercado internacional do setor de
calçados e acessórios”, como destaca Verônica. Os curtumes brasileiros estão
preparados para obter bons resultados neste período, levando ao Metropolitan
Pavilion, onde a Lineapelle ocorrerá, o melhor do desenvolvimento de couros
brasileiros para as coleções de inverno 2019/2020.
Gerente do projeto Brazilian Leather, Letícia Luft cita que
a feira também atrai designers ligados ao setor moveleiro, de decoração e de
interior de automóveis, o que pode trazer novas oportunidades para os curtumes
do Brasil. Os Estados Unidos são o terceiro principal cliente do couro
brasileiro, com importações na ordem de US$ 289 milhões (2017), ou 18,3% do
total exportado pelo Brasil.
Veja os curtumes participantes da próxima edição da
Lineapelle New York:
Cortume Krumenauer – estande 97
Courovale by BCM – estande 55
Curtume Natur – estande 109
Nova Kaeru – estande 11
Soubach Special Leathers – estande 110
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de
internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo
Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a
Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados
estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras
mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de
relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são
algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br