Couro do Brasil estará em feira na Índia com expectativa de US$ 10 milhões em negócios

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A Índia tem sido foco de importantes ações de prospecção comercial e de imagem do couro brasileiro nos últimos anos. Trata-se de um mercado com potencial de crescimento e que será o destino, em breve, de sete empresas brasileiras para participação na feira India International Leather Fair (IILF), em Chennai, entre os dias 1 e 3 de fevereiro, com a expectativa de gerar US$ 10 milhões em negócios. Os couros do Brasil neste evento contam com o suporte do projeto Brazilian Leather, iniciativa de incentivo às exportações deste produto nacional desenvolvida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em 2016, a Índia comprou do Brasil 3,23 milhões de metros quadrados de couro, o que representou uma alta de 2,7% em relação a 2015, conforme explica Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB. “É um país que pode importar ainda mais do Brasil, especialmente couros acabados, com maior valor agregado”, acrescenta. A Índia é o segundo maior produtor mundial de calçados e roupas em couro, com importação de peles em ascensão nos últimos anos; a participação dos couros brasileiros dentro do espectro importador da Índia é de 4%, o que indica potencial de crescimento, conforme analisa Cunha.

Em média, a feira IILF tem aumentado 10% ao ano em número de visitantes – só na edição de janeiro de 2016, o balanço final de público ficou em 12 mil pessoas, a maioria em busca de couros e outros materiais para calçados, além de químicos e equipamentos. Anualmente, são mais de 450 expositores de 25 diferentes países neste evento.

 

Veja as empresas brasileiras que irão expor na IILF com o apoio do Brazilian Leather:

Cortume Krumenauer

Couros Bom Retiro – CBR

Curtume Bannach

Hason International

JBS Couros

Liderkoll

Minerva

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br