Couro do Brasil: exportações em alta em março

10 Views

O mês de março registrou aumento nas exportações de couro do Brasil. No período, o país vendeu ao mercado externo US$ 192,6 milhões, o que representa um crescimento de 3,8% em relação a março de 2016. Sobre fevereiro, a alta é ainda maior: 19,5%. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com análise da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Houve crescimento nas exportações de couros acabados, com maior valor agregado, e uma recuperação mais acelerada nas importações de mercados importantes como Estados Unidos, Vietnã e Alemanha, o que pode sinalizar um horizonte positivo para o segundo trimestre do ano. Sobre a área, destaca-se o expressivo índice de 17,2% a mais de metros quadrados de couro embarcados em março de 2017 sobre o mesmo período de 2016. “É uma das quantidades mais altas exportadas pelo Brasil em um único mês nos últimos anos”, destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB. No acumulado do ano, a área exportada já chega a 51,8 milhões de metros quadrados, ou seja, 0,6% a mais do que nos primeiros três meses de 2016

O ranking dos estados exportadores de janeiro a março de 2017 está assim: em primeiro lugar, São Paulo (respondendo por 19,3% das exportações), seguido pelo Rio Grande do Sul (18,8%) e Goiás (15,7%). Principais mercados compradores do couro brasileiro: China / Hong Kong, Itália e Estados Unidos.

Veja as estatísticas completas clicando aqui.