Couro do Brasil: veja a participação na Fimec

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Com mais de 500 expositores, a 43ª Fimec se encerrou nesta quinta-feira (28), em Novo Hamburgo (RS), concluindo três dias intensos de relacionamento, contatos e negócios para a cadeia que compõe os setores de couros e calçados. Durante todo o evento, houve uma série de atividades promovidas pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e também pelo projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo.

A promoção internacional foi uma constante nas ações da feira. Da Tunísia, Zouhir Mejdoub e Lassad Slama, das empresas Green Security e Soprotic, respectivamente, desembarcaram na Fimec para a compra de couros para calçados de segurança e de moda. “Foi uma ótima experiência e conseguimos fechar negócios já no primeiro dia do evento. Foi nossa primeira participação na Fimec e com excelente avaliação”, destacou Zouhir. A dupla participou de uma agenda de visitas técnicas, a exemplo de um grupo de compradores da Rússia liderado pelo Escritório da Apex-Brasil em Moscou (Eurásia).

Por parte dos curtumes expositores, houve um sentimento positivo em relação à feira. “Encerramos o evento com uma perspectiva mais animadora para o ano. Entre os clientes, percebemos um clima de mais movimentação em relação a períodos anteriores”, comentou Rodrigo Saragiotto, diretor comercial da Romeu Couros, empresa que participa da Fimec ininterruptamente desde 2003. Já Finileather debutou na feira este ano, destacando o viés de visibilidade que o evento proporciona: durante os três dias, o curtume pôde mostrar a seus clientes e novos contatos a agregação de design pela qual a empresa passou nos últimos anos, em que teve adicionado ao trabalho de couros tradicionais as peças ligadas à moda e tendências.

Em breve, o couro do Brasil embarca para Hong Kong, onde 36 estandes estarão mostrando o potencial e a qualidade do couro do Brasil com o apoio do projeto Brazilian Leather. Será entre os dias 13 e 15 de março.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br