Curtume Mats recebe nível Ouro na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro

10 Views

O setor coureiro do Brasil ganhou um novo representante no seleto grupo de empresas certificadas no Programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). O curtume Mats Beneficiamento de Couros foi reconhecido com o Nível Ouro, atestando suas melhores práticas no tripé economia, sociedade e meio ambiente, de acordo com a norma ABNT NBR 16.296, auditada por meio de organismo acreditado pelo INMETRO. Em breve, no dia 7 de novembro, um jantar para clientes, parceiros e representantes deste setor ocorrerá em Estância Velha para celebrar a conquista.

Em Campo Bom, na sede da empresa, um momento especial foi organizado para marcar esta distinção com colaboradores, gerências e direção, além de representantes do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, explicou que o mercado em todo o mundo está convergindo para o caminho da sustentabilidade, e as empresas que não se voltarem a este posicionamento tendem a perder espaço de forma determinante. “Clientes exigem garantias. Mats assimilou essa tendência e todos se engajaram. Vocês estão recebendo o selo Ouro e este é um patamar muito expressivo de reconhecimento, estão de parabéns”, destacou. 

Diretor do curtume, Mauro Pedro Becker falou sobre o processo de melhoria contínua a que a certificação se propõe e a força do pilar ambiental no conjunto de indicadores do CSCB. “Devemos ter uma atenção especial ao meio ambiente porque todos nós dependemos dele para viver. A certificação nos apoia neste sentido e cabe a nós aprimorarmos todos os detalhes em nossos processos sempre que possível”, destacou. 

Para os próximos três anos, há um cronograma de auditorias, avaliações e recertificação dentro da empresa para a manutenção do Nível Ouro ou alcance do Nível Diamante, assegurando o compromisso de Mats com a excelência. Atualmente, outros dois curtumes têm a certificação (Courovale by BCM, com o Nível Ouro, e Fuga Couros, com o Nível Prata).

Cerimônia

No dia 7 de novembro, na Sociedade Canto União, em Estância Velha, o curtume receberá convidados para celebrar a conquista do Nível Ouro no CSCB. São aguardados clientes de todo o país, fornecedores, parceiros, entidades representativas e a imprensa para o jantar comemorativo. O evento ocorre na véspera do Fórum CSCB de Sustentabilidade, que terá espaço no Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, também em Estância Velha, com o tema central Qual o Retorno do Investimento Sustentável? Quatro painéis reunião especialistas em moda, indústria moveleira, design, comunicação e pegada ambiental para debates sobre os rumos e tendências do setor.