Debate sobre os problemas do carrapato na pecuária

10 Views

O controle do carrapato na pecuária é tema de um seminário nesta terça-feira (10), contando com palestra do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O evento Carrapato em Debate ocorre dentro da programação da 105ª Expofeira de Bagé (RS), das 8h às 17h. A participação do CICB será às 14h30min, com a palestra Do campo ao curtume: os Danos e as Problemáticas do Carrapato para a Cadeia Produtiva.

Como explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, o desafio de minimizar a ação deste parasita na pecuária brasileira é grande, mas fundamental para a eficiência do produtor e, naturalmente, para a qualidade do couro no país. Na palestra em Bagé, o CICB irá apresentar um panorama da indústria curtidora do país e mostrar exemplos práticos sobre a ação do carrapato nos couros acabados e semiacabados destinados à exportação e ao mercado interno, e como essas marcas do parasita podem influenciar na avaliação geral de peles.

Além da palestra do CICB, estão programados debates relacionados à Tristeza Parasitária Bovina, resistência e alternativas de controle do carrapato, erradicação da mosca da bicheira, entre outros.