Design na Pele anuncia nova parceria: Kildare, Ronaldo Fraga e os curtumes Bom Retiro, Moderno e Rusan

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Umas das mais tradicionais indústrias brasileiras do setor calçadista, a Calçados Jacob S.A., fundada em 1928, dedicará toda a sua expertise na produção de calçados masculinos na terceira edição do projeto Design na Pele. Com a marca Kildare, a empresa está desenvolvendo uma coleção cápsula assinada pelo consagrado estilista Ronaldo Fraga, usando couros especialmente trabalhados nos curtumes Rusan, Bom Retiro e Moderno. O Design na Pele integra o Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de couro brasileiro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este ano há o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

A parceria originada pelo Design na Pele, conta Fernando Alano, da Calçados Jacob S.A., deve trazer uma diferenciação aos produtos da marca Kildare. “Desde que o projeto foi apresentado, gostamos muito da sua formatação e do ganho que cada parte poderia obter” destaca.

Diferentemente das edições anteriores do Design na Pele, em que as peças desenvolvidas não eram comercializadas e compunham somente um acervo para exposições, desta vez todos os artigos serão destinados ao mercado, com foco específico nas exportações para os Estados Unidos. Esse formato, explica o estilista Ronaldo Fraga, veterano no Design na Pele desde a sua primeira edição, mostra a evolução e a maturidade do projeto. “Desde sempre quisemos romper a distância entre designers, curtumes e a manufatura. Essa ponte, agora, foi muito bem construída”, detalha. Ronaldo desenvolveu couros com três tradicionais curtumes brasileiros: Rusan, de Lajeado (RS), Couros Bom Retiro, de Teutônia (RS) e Curtume Moderno, de Petrolina (PE).

Entre os curtumes, o espectro criativo que se abre por meio da parceria com Ronaldo Fraga e uma grande indústria calçadista é imenso. “O Design na Pele é um projeto em que convergem moda, tendências e formadores de opinião. Esse encontro é fonte de inspiração e desenha o futuro do mercado”, prognostica Rafael Coelho, diretor do Moderno. Cássia Harth, da Pesquisa e Desenvolvimento do Bom Retiro, destaca que a empresa tem aprendido a aguçar seu olhar criativo com o Design na Pele, no qual participa desde 2013. Camila Koefender, diretora do Rusan, aposta em um fortalecimento de laços entre o curtume e clientes a partir do Design na Pele. “Como o projeto deste ano tem por interesse lançar o produto no mercado, creio que teremos um feedback ainda maior de nosso empenho e dedicação”, destaca.

Além desta, há outras parcerias em andamento no Design na Pele edição 3, tanto em calçados como em móveis. O cronograma prevê o lançamento das primeiras peças no mercado no primeiro semestre de 2017.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br