IBTeC, 44 anos de apoio à inovação e desenvolvimento tecnológico do setor coureiro-calçadista

10 Views

O IBTeC está comemorando em outubro 44 anos de atuação, oferecendo soluções tecnológicas para a indústria coureiro-calçadista, de componentes, EPIs e têxtil.

Criado em 1972 para apoiar o setor coureiro-calçadista, hoje o IBTeC atua também em áreas como segurança do trabalho, oferecendo ensaios para obtenção e renovação de CAs para EPIs, calçados, luvas, tecidos e componentes. O instituto atua ainda com consultoria técnica na capacitação da indústria, gestão de varejo e fornecedores, otimizando a venda ao consumidor final.

O IBTeC tem acreditações junto às maiores instituições certificadoras do Brasil e do mundo: acreditação CGCRE do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia; acreditação pelo Instituto Satra (Inglaterra); credenciamento pela CPSC-EUA, instituição que regulamenta e fiscaliza a segurança de produtos de consumo infantis dos Estados Unidos; certificação do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego; certificação da ISO 9001:2008; reconhecimento da Rede Metrológica do RS. Todos os procedimentos do IBTeC são orientados também pelas normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

LABORATÓRIO DE BIOMECÂNICA

Com uma equipe composta por doutores e mestres em Biomecânica, o Laboratório de Biomecânica do IBTeC realiza pesquisas voltadas à produção de calçados e componentes que agregam atributos como: conforto, performance, saúde e segurança para os pés dos consumidores.

Conforto também para componentes

O Laboratório do IBTeC não atua apenas na avaliação de calçados de conforto. O instituto trabalha também a avaliação de materiais que serão usados como componentes, e certifica sapatos funcionais, como de segurança e esportivos, por exemplo.

A conquista das normas técnicas de conforto

O Brasil é pioneiro na criação de normas técnicas para quantificar o conforto oferecido por um calçado e da metodologia para fazer esta medição. Hoje o Brasil tem 28 normas de conforto publicadas, sendo sete para os ensaios de biomecânica que avaliam os calçados (ensaio completo conforto; massa do calçado; distribuição de pressão plantar; temperatura interna do calçado; índice de amortecimento do calçado; índice de pronação do calçado; percepção de calce). Somam-se a estas, mais 21 normas para a avaliação de componentes, e que estão relacionadas a solados, palmilhas e forros. Além de ensaios mecânicos para a caracterização, os componentes são analisados quanto às substâncias usadas na sua fabricação. A intenção neste caso é detectar se existe na composição alguma substância restritiva e, caso apareça, se a mesma está dentro dos níveis aceitáveis, de acordo com as mais importantes legislações internacionais. A preocupação é garantir que, além das propriedades mecânicas que asseguram o conforto, o componente não representa risco à saúde do usuário.

 Um  calçado é considerado confortável quando permite à pessoa se concentrar no seu desempenho; oferece um bom calce sem pressões excessivas sobre os pés; é leve e flexível para economizar energia e poupar a musculatura; transpira e mantém os pés secos e levemente aquecidos; evita a pronação excessiva do calcâneo na fase do impacto do calçado com a superfície de apoio, protegendo de lesões os ligamentos e tendões do joelho; oferece tração suficiente prevenindo contra escorregar e cair, permitindo um pisar com segurança e estabilidade; oferece amortecimento na fase de impacto do calçado com as superfícies de apoio, minimizando as vibrações transmitidas para o corpo, protegendo as estruturas músculo-esqueléticas; e, promove a satisfação do usuário.

Selo Conforto

O Instituto criou o Selo Conforto, concedido sempre ao produto testado e nunca à marca. O selo, inclusive, tem prazo de validade de um ano. Após este período, só mantém a certificação a empresa que submete o modelo certificado a novos testes, e a performance é novamente comprovada durante os ensaios.

 

Pesquisas

Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo laboratório de biomecânica vêm ao encontro com o bem estar do usuário. O IBTeC auxilia no desenvolvimento de produtos inovadores em parcerias com as empresas. Diante da variedade de produtos desenvolvidos destacam-se: sistema antipronação, palmilhas anatômicas, sistema de absorção de impacto, forros funcionais, entre outros. Estas pesquisas contribuem para o desenvolvimento de novos componentes e/ou calçados com atributos de conforto e saúde. Além do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, o instituto auxilia na obtenção de recursos através das agências de fomento. É importante salientar que após o desenvolvimento dos novos produtos, o IBTeC presta assessoria ao marketing para o desenvolvimento de ações e, para a melhor compreensão do consumidor no que se refere aos atributos e o valor agregado inserido no produto, ou seja, a funcionalidade do componente e/ou do calçado.

LABORATÓRIO FÍSICO MECÂNICO

 Através dos laboratórios físico-mecânicos, a Unidade de Materiais presta serviços em segmentos como: calçados e componentes, EPIs, artefatos, têxteis, polímeros, entre outros, a fim de assegurar a qualidade dos materiais a seus clientes. O laboratório possui certificações de organismos nacionais e internacionais.

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

            Os ensaios de biodegradabilidade têm por objetivo atender às  necessidades de empresas que buscam desenvolver materiais e produtos que gerem menor impacto ambiental quando descartados no meio ambiente.

LABORATÓRIO DE SUBSTÂNCIAS RESTRITIVAS

  Equipado com alta tecnologia e capital humano, o espaço oferece toda a infraestrutura de apoio às empresas inovadoras que buscam adequar seus produtos com as exigências internacionais, relativas à presença de elementos que possam causar danos à saúde do consumidor e ao meio ambiente.

CONSULTORIA INDUSTRIAL

O Instituto oferece serviços de consultoria e treinamento para as indústrias, em especial as MPEs, oportunizando a qualificação para que estas empresas conquistem uma condição que lhes permita ter maior competitividade no mercado. Os treinamentos abrangem desde a área laboratorial até estudos para a melhoria do processo produtivo ou projetos de layout das empresas, além de atendimentos pontuais, de acordo com as necessidades de cada organização.

A área de consultoria atende nas seguintes áreas:

* Diagnóstico industrial – mapear a empresa, buscando diagnosticar as fraquezas e suas oportunidades de melhorias.

* Gestão de processos – otimizar os recursos da empresa aumentando a eficácia.

* Gestão de materiais - melhorar o desempenho de toda a cadeia de materiais da empresa.

* Gestão da Qualidade – utilizar técnicas e ferramentas de gestão da qualidade como apoio ao desenvolvimento industrial.

Treinamento técnico in company – treinamentos voltados ao aprendizado de técnicas de fabricação de calçado.

QUALIDADE DO VAREJO

            O sistema de capacitação para o varejo calçadista é um programa de treinamento com o objetivo de aprimorar a habilidade técnica do atendente/vendedor dos canais de distribuição ao consumidor final. Os profissionais recebem orientações técnicas e material de apoio, que servem como suporte para qualificar o atendimento durante as negociações com o cliente. Fazem parte do conteúdo programático explicações referentes aos processos de fabricação do calçado, as diferenças entre os principais materiais utilizados na fabricação, as normas técnicas que atestam o conforto do calçado e os processos do controle da qualidade.

UNIDADE DE PROJETOS

            A Unidade de Projetos do IBTeC é formada por uma equipe especializada, baseada nas melhores práticas de gestão, inovação e controle, disponibilizando para as empresas do setor toda a sua expertise no desenvolvimento de projetos para captação de recursos, com o foco em viabilização financeira e sustentável, através da participação em editais com recursos não reembolsáveis, reembolsáveis, ou até mesmo para a estruturação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de processos, produtos e serviços inovadores.

Como forma de viabilizar projetos, esta Unidade do IBTeC possui um sistema de monitoramento de todos os editais nacionais disponíveis, apto a enquadrar cada demanda em sua melhor oportunidade. Outro diferencial da Unidade de Projetos é referente à sua proximidade com os pesquisadores dos laboratórios do IBTeC, os quais permeiam no estado da arte das tecnologias e colaboram significativamente em seu desenvolvimento, resultando em um maior percentual de sucesso de aprovação de projetos.

NIT

            Apresentado ao mercado em 2015, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT - IBTeC foi estruturado com o objetivo de promover a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, bem como, a transferência tecnológica. Para isso, disponibiliza as empresas sua ampla infraestrutura laboratorial, pesquisa, projetos e organização de eventos, buscando a realização da disseminação do conhecimento, desenvolvimento de parcerias estratégicas, auxilio no processo de criação e geração de ideias, acompanhamento de editais de fomento a inovação desenvolvimento de projetos para busca de recursos não reembolsáveis ou reembolsáveis e auxilio no processo de prestação de contas junto aos órgãos de fomento.