Inovação na pauta da Lineapelle e dos curtumes brasileiros

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A mais recente edição da feira Lineapelle, em Milão, se encerrou com boas perspectivas para os quatro curtumes brasileiros participantes. Em sua 95ª edição, o evento apresentou tendências convergentes com os valores trabalhados pela indústria brasileira – como, por exemplo, a inovação – e, como tradicionalmente, proporcionou bons contatos no campo comercial. A participação das empresas do país teve o apoio do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o crescimento do couro nacional no mercado externo.   

Uma das atrações deste ano da feira foi o Lineapelle Innovation Square. O espaço expôs ideias de públicos importantes para os negócios do couro e da moda (como pesquisadores, investidores e fornecedores de soluções) em áreas como a economia circular, inteligência artificial, biotecnologia da moda e processos. O resultado dos debates e contatos foi animador: há a intenção de que se crie uma comunidade em torno da proposta de inovação para o segmento de materiais, com colaborações internacionais ao longo de todo o ano.

Em termos comerciais, a aprovação da feira entre os participantes brasileiros foi unânime. “Assim como a Première Vision, de Paris, esta feira tornou-se o nosso ‘endereço na Europa’, o que tem um peso institucional muito grande, emprestando muita credibilidade ao nosso produto e à nossa empresa”, destaca Paulo Amaury, do curtume Nova Kaeru. 

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br