Inscrições abertas para o FF Enterprise, o torneio empreendedor

10 Views

Por meio do programa Future Footwear, estão abertas as inscrições para equipes dispostas a participar da segunda edição do torneio empreendedor FF Enterprise. Gratuitas, as inscrições são para grupos de duas a quatro pessoas e podem ser realizadas no site www.abicalcados.com.br/ffenterprise até o próximo dia 6 de abril. A iniciativa é de Abicalçados, CICB, Abrameq e Assintecal.

Com o objetivo de estimular a criatividade e gerar novas soluções para o setor calçadista, o FF Enterprise deste ano trabalhará as temáticas Automação Industrial, Tecnologia de Materiais, Logística, Novos Modelos de Negócios, Meio Ambiente e Eficiência Energética. 

No ano passado, a equipe vencedora foi a Bioplas, formada por Bianca Scopel, Patrícia Poletto, Julia Mascarello e Elizete Baggio. Segundo Bianca, o projeto, que transforma resíduo do couro em plástico biodegradável, hoje, foi otimizado para o processo de extração de gelatina da pele e está rodando no meio acadêmico, em uma parceria com base na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio de pesquisadora da Universidade de Passo Fundo (UPF). Para Bianca, o start dado no FF Enterprise do ano passado foi fundamental para que o projeto saísse do meio universitário e ganhasse uma viabilidade técnica. “Tirou nosso foco do resultado acadêmico e nos voltou para a busca de um material com processo de produção viável e fácil aplicabilidade”, destaca. 

Funcionamento

No primeiro momento, as inscrições são abertas para a comunidade em geral até o dia 6 de abril. Posteriormente, entre os dias 16 e 19 do mesmo mês, serão selecionadas até 15 equipes que poderão desenvolver os projetos inscritos apoiadas por capacitações on-line e presenciais com especialistas nas áreas de empreendedorismo, modelagem de negócios, inovação, Design Thinking, Storytelling/Pitch, linhas de fomento e elaboração de projetos até o dia 30 de maio - data limite para entrega dos trabalhos.

Já no dia 6 de junho serão divulgados os cinco principais projetos, que receberão mentorias presenciais, na sede da Abicalçados, no dia 16 de junho. A apresentação dos trabalhos está marcada para 21 do mesmo mês, dia em que também serão conhecidas as três equipes vencedoras, tudo na sede da entidade calçadista. 

Premiação 

Neste ano, a equipe vencedora receberá fast track para incubação em parque tecnológico de alguma das universidades parceiras - Universidade Feevale, Unisinos ou PUCRS; e ingressos/passagens/hospedagens para o Campus Party Brasil 2019, que acontece em janeiro do próximo ano, em São Paulo/SP. As segunda e terceira colocadas receberão ingressos para o Campus Party Brasil e bolsas de estudos para cursos de empreendedorismo do Sebrae.

Future Footwear

O FF Enterprise é uma ação do programa Future Footwear, criado em agosto de 2016 e que tem como objetivo criar condições para uma “revolução” na cadeia coureiro-calçadista, por meio de novos produtos, novos processos e novos modelos de negócios. O programa é conduzido pela Abicalçados, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq).