Mensagem do couro brasileiro

10 Views

Vivemos um ano em que todas as atenções do mundo voltaram-se para a saúde. O novo coronavírus operou mudanças brutais na rotina do planeta, impactando dinâmicas, ciclos e hábitos que sempre nos foram tão corriqueiros. Em todo este processo, é inegável a necessidade da manutenção absoluta dos serviços de produção de alimentos, medicina e transportes — três setores que integram a cadeia produtiva do couro. Os associados ao Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e os participantes do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros do país, mantêm seu trabalho, destacado como essencial pela legislação e decretos vigentes. 


O foco é na geração de valor para o país e no fornecimento de matérias-primas fundamentais para o bem-estar e a segurança da sociedade, tendo sempre a sustentabilidade e o comprometimento em primeiro plano. O setor do couro recebe um subproduto oriundo da indústria de alimentos — as PELES — e viabiliza a sua continuação e produção. Além de fornecer matéria-prima para segmentos como calçados, estofamento, confecção e segurança, os curtumes também geram subprodutos adicionais importantes, como insumos para a indústria de higiene e limpeza, farmacêutica (com o colágeno utilizado na fabricação de cápsulas), fertilizantes, gelatina e biodiesel.


Temos orgulho em poder contribuir com estes setores vitais à saúde e ao desenvolvimento social, especialmente em um momento tão delicado como o que estamos vivendo. 


Fazemos isso com muita segurança, respeitando as mais rígidas práticas da regulação sanitária e implementando novas diretrizes para garantir a saúde das pessoas que estão conosco nesta jornada de muito trabalho e conhecimento. Temos garantias em sustentabilidade — sendo o Brasil o único país no mundo a possuir uma certificação específica neste campo, a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro, CSCB — e contamos com uma larga tradição em nosso ofício. Somos uma solução, ao transformar a pele (que seria um passivo ambiental) em artigos tão essenciais.


Para além de nossa atividade como fornecedores de insumos, geramos valor em exportações, com vendas ao mercado externo de mais de 80% de nossos couros. Nosso país, especialmente agora, precisa das exportações para o equilíbrio da economia, gerando trabalho e renda para todos.


Estamos empenhados em nosso propósito e agradecemos o apoio de toda a sociedade. Nossa dedicação extraordinária certamente trará resultados em breve naquilo que mais precisamos: a saúde das pessoas, dentro de uma atividade social plena.


MUITO OBRIGADO