Missão Ásia: o couro na principal agenda internacional do agronegócio brasileiro em 2016

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Uma iniciativa robusta e inédita do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Ministério das Relações Exteriores (MRE) aproximou o agronegócio brasileiro dos gigantes mercados asiáticos. A Missão Empresarial à Ásia, finalizada recentemente, percorreu países como Tailândia, China, Malásia e Vietnã, realizando seminários e rodadas de negócios tendo à frente titular do MAPA, Ministro Blairo Maggi. O couro brasileiro esteve representado na missão, com a participação do presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, que acompanhou as atividades e palestrou sobre o potencial do produto nacional para o mercado asiático.

A missão foi elogiada pela mídia brasileira por sua diversidade, focando não apenas em China, mas também em outros países com grande possibilidade de estreitamento de negócios com Brasil, como escreveu o articulista do jornal Folha de São Paulo Marcos Sawaya Jank. “Maggi optou corretamente por um roteiro inovador que cobre quatro países-chave do Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), hoje o segundo bloco comercial do planeta, com 640 milhões de habitantes e PIB de US$ 2,6 trilhões”, escreveu em sua coluna de 17 de setembro, destacando que o potencial de cooperação após esta viagem e sua extensa agenda de atividades é imenso.

A região compreendida pela missão responde atualmente por mais da metade das exportações de couro do Brasil. José Fernando Bello destaca que a viagem mostrou ao mercado asiático o grande potencial do agronegócio brasileiro e sua produção sustentável. “Muitos contatos e oportunidades foram criadas nesta missão, que certamente trará resultados muito positivos para todos os setores do agronegócio, inclusive o couro, que está ligado diretamente ao desenvolvimento qualitativo da pecuária”, prognostica Bello.