Análise de Cenários para exportações

10 Views

O setor calçadista nacional, através de suas principais entidades representativas, está mobilizado para debater os rumos no cenário nacional e internacional. No dia 8 de junho, quarta-feira, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), promovem a palestra Análise de Cenários. Conduzido pelo Doutor em Economia e consultor Marcos Lélis, o evento tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav),  Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC). Evento exclusivo para associados.

Lélis adianta que, na palestra, irá analisar o cenário internacional dos principais mercados para os calçadistas brasileiros, incluindo as duas potências Estados Unidos e China. “Também vamos abordar os contextos econômicos de países mais próximos, como Argentina, Colômbia e Paraguai”, comenta. Segundo Lélis, a economia desses países será determinante para o sucesso dos exportadores de calçados num ambiente de retração da demanda doméstica.

Brasil

Trazendo para o âmbito nacional, o economista fará um exercício de, a partir dos problemas atuais, traçar perspectivas de curto, médio e longo prazos. “O nosso problema principal, e que vem travando a competitividade brasileira pelo menos nos últimos dez anos, tem sido o desajuste das taxas de juros”, frisa. Segundo o especialista, os juros altíssimos praticados acabam aumentando o rombo nas contas públicas através do aumento da dívida interna. “Hoje temos uma inflação controlada e que é de oferta, não de demanda. Acredito que, diminuindo em 2 ou 3% a taxa de juros não teremos grandes impactos na inflação”, destaca Lélis.

No contexto atual brasileiro, Lélis prevê que uma queda entre 3,5 e 3,8% no PIB brasileiro, índice que deve ser de estagnação ou crescimento de 0,5% para 2017.

A ação Análise de Cenários é realizada duas vezes ao ano e, nesta edição, terá um formato dinâmico, tipo talk show, com maior interação com o público. O evento é aberto para empresas associadas às entidades envolvidas e tem inscrições limitadas. Para efetuar a inscrição, o interessado deve preencher o link http://bit.ly/1OUbrG3.

Serviço

Data: 08/06

Horário: das 18h30 às 20h30

Local:  Hotel Locanda (Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Novo Hamburgo/RS)

Palestrante: Marcos Lélis, consultor e professor Dr. em Economia

Promoção: Abicalçados, Assintecal e CICB

Apoio: Abiacav, Abrameq e IBTeC