Primeira semana de exposição do Design na Pele no Brazil S/A, em Milão, agrada conhecedores do couro

10 Views

Mostra de design já consagrada na Itália, o Brazil S/A reservou espaço especial para o couro produzido no Brasil neste ano. Desde o dia 14 de abril, o projeto mais inovador do setor coureiro mundial, o Design na Pele, vem sendo exposto na exibição, que ocorre na Università Degli Studi Di Milano, em Milão. A exposição no Brazil S/A inaugura a segunda fase do projeto, que agora assume a denominação Design na Pele ‘Escritas’, quando os 12 curtumes participantes imprimem sua versão para uma temática comum – a escrita. Em sua primeira semana de exibição, o projeto já atraiu visitantes das mais diversas partes do mundo, com destaque para designers e estilistas do Brasil, Itália, França, México e Polônia. Na semana de inauguração no Brazil S/A, aliás, o projeto teve uma visita mais do que importante. O ícone do design contemporâneo, Philippe Starck, que dentre outras passagens deixou sua marca em Pierre Cardin, Disform, Baleri e Idée, fez questão de conferir a comentada iniciativa brasileira.

Aplaudido por quem atua no segmento, o Design na Pele faz parte do Brazilian Leather - projeto setorial focado à promoção internacional do couro produzido no país, coordenado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O Design na Pele pode ser conferido no local até o dia 25 de maio. O Brazil S/A, a propósito, é realizado paralelamente à Expo Milão, maior exposição de tendência e inovação do globo.

O projeto consiste em levar designers de renome para dentro de curtumes a fim de desafiá-los a explorar todas as possibilidades do couro, assim como sua capacidade criativa. O celebrado estilista brasileiro, Ronaldo Fraga, e a precursora da junção do design e do artesanato no Brasil, Heloisa Crocco, são os condutores do Design na Pele.

Os curtumes que participam do Design na Pele Escritas:

AplicColour

Curtume Rusan*

Courovale

Couros Bom Retiro

Fuga Couros*

Curtume Krumenauer*

Indústria de Peles Minuano

Romeu Couros

Couroquimica*

Nova Kaeru*

JBS Couros

Curtume Moderno

*novos no projeto

Os designers que lideram o projeto:

Heloísa Crocco– Trata-se de um dos principais nomes do design e artesanato no país. Foi uma das primeiras designers a incursionar no artesanato, há mais de 20 anos. Heloísa Crocco formou-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1970. Desde então vem acumulando prêmios e participações em exposições, salões e bienais na Alemanha, Áustria, Hungria, EUA, França, México, Uruguai e Brasil. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, lidera o CroccoStudio Design.

Ronaldo Fraga – Nome já conhecido na moda do Brasil, Ronaldo Fraga é um estilista cujas coleções têm um diálogo constante com a cultura e a sustentabilidade. Nascido em Minas Gerais, ele desenvolve coleções de roupas que são vendidas em duas lojas próprias – uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo – e em outras 30 multimarcas espalhadas pelo país. É graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’s School of Design, em New York, e na Saint Martins School, em Londres. Em 2008, Fraga foi selecionado junto a cem designers do mundo para o BritInsurance – Design of the Year, exposição organizada pelo Design Museum de Londres.

Veja imagens da exposição:

[nggallery id=67]