Programa de Certificação concluiu importante etapa

10 Views

Devendo estabelecer novos parâmetros para o setor de couros do Brasil, o Programa de Certificação do Couro com Ênfase em Sustentabilidade – idealizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) – concluiu em 2013 uma importante etapa em sua construção: a finalização da avaliação dos dois Projetos de Norma que servirão de base para o programa. Nas duas últimas reuniões do ano, a Comissão de Estudos Especial (CEE) – formada por empresários, técnicos em curtimento, representantes de indústrias calçadistas, pesquisadores acadêmicos e membros da sociedade – completou os textos que agora estão sendo encaminhados à ABNT, para serem colocados em consulta pública, quando poderão ainda receber contribuições dos interessados.

À frente do programa, Álvaro Flores destaca que houve uma excelente participação de toda a cadeia ao longo das reuniões do programa em 2013, com forte atuação de produtores (curtumes), consumidores (empresa de calçados, artefatos e móveis), bem como de organismos neutros (universidades, centro de pesquisas, associações de classe profissional, fornecedores, entre outros). “Esta composição é fundamental para a credibilidade e o reconhecimento do nosso programa. As discussões foram extremamente proveitosas, pois trouxeram contribuições importantes para a adequação do programa à realidade do mercado”, afirma Álvaro.

Presidente executivo do CICB, José Fernando Bello destaca que o programa irá reconhecer as empresas do setor curtidor com as melhores práticas dentro dos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. “O programa estabelece as bases e critérios para uma produção de couros sustentável e de forma consistente”, afirma o gestor.

Veja os dois Projetos de Norma que servirão de base para o Programa de Certificação do Couro Brasileiro com Ênfase em Sustentabilidade.

O Projeto 208:000.00-001, Couro – Princípios, critérios e indicadores para produção sustentável, estabelece as referências para a produção sustentável de couros em cada uma das suas dimensões: econômica, ambiental e social. Os princípios de cada dimensão são desdobrados em critérios, que são a expressão dos requisitos que descrevem as práticas sustentáveis, e em indicadores que permitem a verificação do cumprimento de cada critério. Um aspecto importante definido pela Comissão de Estudos é um item comum no que se refere ao sistema de gestão. Foi estabelecido que todos os aspectos relacionados com as dimensões econômica, ambiental e social, devem ser considerados de forma conjunta pela organização, demonstrando que a mesma se compromete com a sustentabilidade.

O Projeto 208:000.00-02, Couro – Diretrizes para implementação do Projeto 208:000.00-01, fornece orientações para facilitar o entendimento e a aplicação dos princípios, critérios e indicadores. Foram inseridos neste projeto, vários exemplos de como as empresas poderão demonstrar o atendimento do que é solicitado em cada indicador, transformando-se em um verdadeiro “guia” para aplicação da sustentabilidade.