Projeto Design na Pele ‘Escritas’ é exibido no Brazil S/A, em Milão

10 Views

De 14 de abril a 24 de maio, o projeto do segmento couro mais inovador do país, o Design na Pele, ficará exposto na mostra de design que já figura entre as mais importantes da Itália: o Brazil S/A. A exibição, que ocorre na Università Degli Studi Di Milano, em Milão, faz parte das ações do Brazilian Leather, projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Inaugurando sua segunda fase neste ano, o Design na Pele, que agora assume a denominação ‘Escritas’, se reinventa em um projeto ainda mais amadurecido, com processos estruturados e estratégias de execução bem delineadas. Como diferencial, a nova etapa surge com uma proposta unificadora: cada um dos doze curtumes participantes desenvolverá sua versão para uma temática comum. A partir do tema central ‘Escritas’, abordagem que nomeia a segunda fase da iniciativa, as empresas que compõem o projeto reúnem pesquisa e criatividade, conjugando aspectos históricos e culturais, para então planejar cores e texturas do couro, que a partir deste ponto deixa de ser apenas uma matéria-prima para converter-se em arte.

A ação tem a cobertura de uma revista exclusiva, a DNP MAG, além de possuir registros em vídeos de todos os processos e fashion films.

O projeto é conduzido por dois dos mais renomados designers brasileiros: Ronaldo Fraga e Heloísa Crocco. Fraga, aliás, teve uma das peças que desenvolveu para o Projeto Design na Pele exibidas na Design of theYear, uma das exposições mais emblemáticas do mundo, no Museu de Design de Londres. A partir do convite, ele se destacou como o único representante brasileiro no evento.

Para o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, o Design na Pele é um projeto singular, que dá vazão à criatividade dos brasileiros. “E isso naturalmente agrega ainda mais valor ao nosso couro”, observa.

O Projeto Design na Pele é um dos destaques da Apex-Brasil, que já o apresentou como exemplo de inovação a gestores de projetos de outros setores de economia. Interessados em aderir à iniciativa podem sinalizar interesse pelo fone (61) 3224-1867.

Os curtumes que participam do Design na Pele Escritas:

AplicColour

Curtume Rusan*

Courovale

Couros Bom Retiro

Fuga Couros*

Curtume Krumenauer*

Indústria de Peles Minuano

Romeu Couros

Couroquimica*

Nova Kaeru*

JBS

Curtume Moderno

*novos no projeto

 

Os designers que conduzem o projeto:

Heloísa Crocco– Trata-se de um dos principais nomes do design e artesanato no país. Foi uma das primeiras designers a incursionar no artesanato, há mais de 20 anos. Heloísa Crocco formou-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1970. Desde então vem acumulando prêmios e participações em exposições, salões e bienais na Alemanha, Áustria, Hungria, EUA, França, México, Uruguai e Brasil. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, lidera oCroccoStudio Design.

Ronaldo Fraga – Nome já conhecido na moda do Brasil, Ronaldo Fraga é um estilista cujas coleções têm um diálogo constante com a cultura e a sustentabilidade. Nascido em Minas Gerais, ele desenvolve coleções de roupas que são vendidas em duas lojas próprias – uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo – e em outras 30 multimarcas espalhadas pelo país. É graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’sSchoolof Design, em New York, e na Saint Martins School, em Londres. Em 2008, Fraga foi selecionado junto a cem designers do mundo para o BritInsurance – Design oftheYear, exposição organizada pelo DesignMuseum de Londres.