Recorde histórico nas exportações em 2013

10 Views

O ano de 2013 se encerrou com um número histórico: US$ 2,508 bilhões. Este é o valor total das exportações de couros e peles no ano, um recorde de todos os tempos. O valor supera em 20,7% o acumulado do ano anterior, segundo análise do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), por meio de seu setor de inteligência comercial, com dados preliminares do MDIC.

As exportações de couros e peles em 2013 tiveram números positivos ao longo de todos os meses, com o registro de recordes históricos mensais, principalmente a partir do segundo bimestre do ano. Importantes iniciativas do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) contribuíram para este cenário: projetos como o Design na Pele e Preview do Couro, participação em feiras e promoção de comunicação no exterior podem ser citados nesta esfera.

Segundo o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, o setor de couros do Brasil espera alguns desafios para 2014, com poucas perspectivas de manutenção de números tão positivos. O dirigente destaca, principalmente, a não prorrogação do Reintegra (Regime de Reintegração de Valores Tributários para Empresas Exportadoras) e a exclusão do Brasil do SGP (Sistema de Preferência da União Europeia), iniciados em janeiro, como questões que devem dificultar os resultados ao longo de 2014.

Considerando apenas o mês de dezembro de 2013, o valor das exportações de couros e peles alcançou o valor total de US$ 238 milhões, o que significa um crescimento de 27,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e um novo recorde mensal. Em relação a novembro, o crescimento foi de 10,5%.

A participação do item nas exportações brasileiras permaneceu em 1,0%. O item Couros destaca-se no total da pauta nacional da Balança Comercial Brasileira entre os dez itens com recordes registrados nos valores e quantidades exportados em 2013.