Veja como foi a participação do couro do Brasil na feira Première Vision Paris

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Durante três dias, criatividade e negócios em couro convergiram para a feira Première Vision Paris, que ocorreu entre 19 e 21 de setembro. As peles do Brasil tiveram expressão de destaque no evento: bons contatos, relacionamento e uma premiação prestigiada por toda a feira marcaram a participação de cinco empresas nacionais presentes com o apoio do Brazilian Leather. O projeto é uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a expansão do couro brasileiro no mercado internacional.  

A Première Vision Paris contou com ciclos de palestras que apontaram algumas tendências do segmento, entre as quais a demanda crescente de consumidores por artigos que se diferenciem de produtos de massa. Neste aspecto, o couro do Brasil se mostrou à frente: o curtume Wellour (fabricante de camurça e nobuck), por exemplo, apresentou especialidades de couros pouco vistas em espaços de outros estandes, enquanto que o curtume Baby Leather (referência em peles de animais pequenos), chamou a atenção de compradores por seus artigos com tecnologia e inovação, como o couro com stretch e os cortes a laser.

No estande do curtume Rusan, os destaques ficaram por conta dos desenvolvimentos de moda (a empresa teve cinco peles selecionadas para a galeria de tendências da feira) e as clássicas cores em camurça lisa. “Valorizamos o que o curtume possui e pelo qual ele é conhecido, e criamos novos efeitos ligados à moda que se faz em toda a Europa”, afirmou Camila Koefender, diretora da empresa. O curtume OCM Best Brasil foi outro que ressaltou nos seus couros o trabalho amplamente reconhecido: as clássicas estampas de leopardo e poá foram as mais elogiadas por compradores.

Esta participação do Brasil na Première Vision ainda teve um reconhecimento adicional e muito importante, com a premiação de um couro da empresa Nova Kaeru no PV Awards. A entrega do prêmio foi aplaudida por um grande público presente à Première Vision, com elogios do corpo de jurados. “Sabemos a importância da sustentabilidade dos materiais e este couro, que pode ser usado na produção de uma grande variedade de artigos, apresenta essa característica”, disse na entrega do troféu Gel Egger Ceccarelli, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da marca Salvatore Ferragamo.

Atividades paralelas

O projeto Design na Pele mostrou na entrada da Première Vision suas coleções de calçados e móveis que têm feito tanto sucesso em exposições mundiais. Em Paris, não foi diferente: o ambiente criado com as peças feitas em couro brasileiro, por designers e indústrias do país, era uma parada obrigatória para os visitantes da Première Vision.

Já no campo da sustentabilidade, o couro do Brasil teve um momento importante no período de realização da Première Vision. A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi levada ao grupo Kering (detentor de marcas como Gucci, Balenciaga e Saint Laurent) em reunião na sede da empresa com a diretora de sustentabilidade e pesquisa em inovação, Dra. Helen Crowley, a especialista em pesquisa em sustentabilidade, Christine Goulay, e a gestora do grupo Origem (para fornecimento de materiais sustentáveis) Camile Rojot, que tem Kering como um de seus clientes. No encontro, foram apresentados os requisitos da certificação brasileira e seu alinhamento com os valores da empresa. Com retorno positivo sobre os princípios que dão base ao CSCB e à iniciativa, o grupo manterá contato para aprimoramento de processos e relacionamento.