Veja como foi o primeiro dia do couro brasileiro na APLF Leather

10 Views

Teve início nesta quarta-feira, 29 de março, a maior feira mundial do setor de couros, a APLF Leather & Materials +, em Hong Kong. O Brasil participa do evento com 38 empresas contando com o apoio do Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações deste produto nacional desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Mais do que um grande evento para vendas e prospecção, a APLF Leather é o momento anual da indústria para avaliação de tendências e apresentação de inovações no mercado do couro. Nas primeiras atividades de exposição de ideias da feira, a sustentabilidade, a transparência e o perfil dos jovens consumidores pautaram os debates sobre os rumos do setor. Há um consenso entre palestrantes das atividades em curso na APLF Leather sobre a importância das certificações para a indústria. Por serem formas eficientes de comunicação acerca de práticas produtivas, elas têm sido cada vez mais demandadas pelos consumidores, o que coloca os curtumes brasileiros em excelente posicionamento na indústria mundial em função da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB).

No âmbito dos negócios, a expectativa para os proximos três dias de APLF Leather é positiva. A China, principal país comprador desta feira e maior destino das exportações de couro do Brasil, sinaliza uma melhora no consumo de couro em seu mercado interno. Junior Bannach, diretor do Curtume Bannach, destaca que o ano de 2017 se mostra promissor para a indústria a partir de sua avaliação do primeiro dia da feira e contatos prévios. “Visitamos clientes na China antes da APLF, com bons resultados, então a expectativa é boa para os próximos dias”, afirma. O Curtume Bannach, de Santa Catarina, é especialista em couros destinados à fabricação de solas e palmilhas.


A APLF Leather segue até 31 de março. Os curtumes brasileiros estã localizados no hall 1-B do Centro de Convenções de Hong Kong, onde a feira acontece.