Veja os destaques da Fábrica Conceito na Fimec 2018

10 Views

Assim que entrarem nos pavilhões na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, os visitantes da Fimec -  Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtume – estarão dentro de uma fábrica de calçados. Isto mesmo – uma fábrica de mais de 1.000 metros quadrados, onde estarão sendo produzidos calçados, em todas as etapas do processo de fabricação.

O objetivo do projeto é mostrar aos visitantes da feira novas tecnologias, processos e componentes inovadores que contribuam para otimizar a produção. São inovações que estão sendo expostas na feira, colocadas em prática para que os compradores em potencial possam ver cada produto em aplicação.

A Fábrica Conceito é um projeto do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, Fenac S.A e Coelho Assessoria Empresarial, com a participação de 70 empresas, 90 máquinas e será operada por 70 operários.


“TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A SERVIÇO DA INDÚSTRIA CALÇADISTA”


O projeto terá a parceria de duas indústrias de calçados, que disponibilizam seus modelos de sapatos. Calçados Ramarim, de Nova Hartz/RS, produzirá dois modelos de sapatilhas, dois modelos de scarpins e dois modelos de sapatos de salto baixo da marca Ramarim e uma bota da marca Comfortflex. Já Kildare Calçados, de Novo Hamburgo/RS, produzirá dois modelos de sapatênis masculinos. A projeção é de que sejam produzidos 3.000 pares em três dias de feira.

A conexão entre equipamentos, com a possibilidade de acompanhamento de cada etapa do processo, permitindo aos gestores tomar decisões em tempo real para corrigir problemas na linha de produção será o foco do projeto deste ano. 

Uma das linhas de produção usará o conceito de Indústria 4.0, com monitoramento das máquinas e processos. A esteira terá dois softwares: um para controle das máquinas e equipamentos em funcionamento, permitindo ao gestor da linha acompanhar as condições de trabalho, tais como pressão, temperatura, tempo do ciclo, entre outros. Outro software realizará o monitoramento da produção, informando o desempenho da fabricação dos calçados em tempo real, permitindo que todos os colaboradores da linha possam acompanhar o número de pares produzidos, a meta diária, a projeção do volume produzido e todos os problemas de qualidade que surgirem, apontando questões a serem melhoradas em cada etapa do processo. 

Outra inovação que será apresentada no projeto serão as duas linhas de produção montadas em um trilho de transporte, produzindo ao mesmo tempo um calçado casual masculino no sistema ensacado e um scarpin no sistema montado, formato de produção que não é comum nas indústrias e ainda é desconhecido por muitos profissionais. Esta inovação será também um desafio para os participantes do projeto.


SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL


A preocupação com o uso de materiais sustentáveis e o foco na responsabilidade social são duas características do Projeto Fábrica Conceito. Parte da produção dos três dias de feira será destinada a instituições que atuam na área de responsabilidade social, escolhidas pelos coordenadores do projeto e pelas duas indústrias de calçados.

Ainda na área de responsabilidade social, a Fábrica Conceito oportunizará aos alunos do curso de formação profissional do Instituto de Tecnologia do Calçado Senai de Novo Hamburgo mostrar suas habilidades. Eles estarão operando esta unidade produtiva. 

O projeto recruta operários de indústrias de calçados desempregados para participação na parte operacional do projeto. Para eles é uma oportunidade de estar em contato com pessoas que lideram empresas, e mostrar sua capacidade de trabalho. 

O descarte responsável de todos os resíduos produzidos pela fábrica nos três dias da feira é outra novidade nesta Fimec. Os organizadores do projeto buscaram parceria de uma empresa especializada na destinação correta de resíduos. Todos os materiais serão recolhidos para uso na geração de energia alternativa para a indústria de cimento.


CONEXÃO DA PRODUÇÃO COM

DISTRIBUIÇÃO E VAREJO


Entre as soluções apresentadas pela Fábrica Conceito estará o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA), projeto de iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

A metodologia, fundamentada em padrões globais GS1 e boas práticas para processos, faz o gerenciamento e monitoramento de todas as informações da produção da Fábrica, o que permite rastreabilidade total. A novidade para 2018 será o controle de volumes (caixa coletiva, corrugado) por tags de RFID (identificação por radiofrequência), uma alternativa aos códigos de barras para identificar mercadorias de alguma distância do scanner ou independente por área controlada, como, por exemplo, embarcar uma carga ou inventário sem necessidade da intervenção humana para ler caixa por caixa. Na Fimec, as informações de produção e expedição serão transmitidas on-line para qualquer visitante, através de um link que será disponibilizado para acesso por dispositivo móvel (tablete ou celular) e nos monitores do estande do projeto SOLA.

O sistema otimiza custos com a logística, pois permite que a troca de informações nas relações comerciais entre empresas – indústria, transportadora e lojistas – seja muito rápida. Os transportadores podem permanecer conectados com a fábrica e alocar caminhões de capacidade adequada ao volume expedido para cada dia. Para o varejo, os ganhos são ainda mais expressivos, já que a integração permite a troca eletrônica de catálogo de produtos, pedidos, aviso de despacho, entrada e saída de mercadorias com verificação eletrônica, agendamento rápido com automação, eliminando diversos pontos de operação manual e retrabalho, consequentemente, aumentando a produtividade. Tudo isto é feito a partir da padronização da codificação de mercadorias, que são rastreadas por todos os participantes do processo de compra e venda de maneira integrada.


A 42ª FIMEC


A 42ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) acontecerá entre os dias 6 e 8 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. O horário de visitação será das 13h às 20h.

Considerada a maior feira do setor das Américas, a Fimec é a única feira do mundo que reúne, em um mesmo local, toda a cadeia produtiva do setor coureiro calçadista, com mais de 500 expositores.

A mostra apresenta lançamentos em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes. A cada ano aumenta o número de visitantes estrangeiros de todos os continentes, com ênfase para os países da América Latina, que vêm em maior volume.