Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) tem nova adesão

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A Vitapelli, de Presidente Prudente (SP), é uma das grandes indústrias curtidoras do Brasil, com capacidade para produzir mais de 3,5 milhões de couros por ano. Agora, a empresa ingressa em uma nova etapa em seus processos produtivos, com a adesão à Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). “A certificação vem nos qualificar com o compromisso e a garantia do trabalho por excelência perante nossos clientes, nossos funcionários e a comunidade. É um conjunto que trata das questões sociais e ambientais com total transparência”, destaca Paulo Cesar Faustino, diretor da Vitapelli. O CSCB é promovido e incentivado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A empresa é especialista em couros acabados para indústrias como a calçadista, de artefatos, mobiliário e estofamento automotivo. A partir de agora, a Vitapelli começa a trabalhar os 173 indicadores elaborados a partir de uma Comissão de Estudos Especial criada no âmbito da ABNT, em critérios como consumo de água e energia, substâncias restritas, desempenho produtivo, gerenciamento de resíduos, relação com colaboradores, entre outros. Após esta etapa, a empresa poderá solicitar auditoria para a certificação junto a um organismo acreditado pelo Inmetro. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).

O CSCB é um programa inédito no mundo por contemplar as dimensões econômica, ambiental, social e de gestão da sustentabilidade. O programa deve ser um marco para toda a cadeia do couro e do calçado, com reconhecimento de compradores e consumidores finais.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br