O futuro das indústrias de couros e calçados esteve em pauta em Franca, com o Meeting CICB de Sustentabilidade

10 Views

A cidade de Franca recebeu o Meeting CICB de Sustentabilidade recentemente, debatendo os temas substâncias restritas e certificações para os setores de couros e calçados. Com duas palestras sobre estes assuntos, o evento foi uma plataforma de apresentação das tendências mundiais e exposição de ideias para o aprimoramento das empresas brasileiras neste campo, tanto no mercado interno como nas exportações. A realização foi do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), com apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), onde a atividade ocorreu.

As palestras foram do professor Valdir Soldi (substâncias restritas) e de Álvaro Flores (certificação, com ênfase na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro, CSCB). Como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, Franca é um polo importante para a produção calçadista brasileira e a grande adesão de empresas à atividade mostra a relevância do tema para a indústria. “Verifica-se que todos estão muito atentos a estas questões, e certamente o CSCB será um diferencial nos controles e qualificação do setor, que utiliza muito couro em sua produção”, avalia Bello.

O CSCB trata-se de um programa construído em conjunto com o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), ABNT e Inmetro, contemplando 173 indicadores em critérios como consumo de água e energia, substâncias restritas, desempenho produtivo, gerenciamento de resíduos, relação com colaboradores, entre outros. É um programa inédito no mundo por contemplar as dimensões econômica, ambiental, social e de gestão da sustentabilidade. O programa é promovido e apoiado pelo CICB, devendo ser um marco para toda a cadeia do couro e do calçado, com reconhecimento de compradores e consumidores finais.