Blitz Lei do Couro atrai olhares na Fimec 2015

10 Views

Enquanto os curtumes fecham negócios e estreitam relações comerciais na Fimec 2015, feira setorial que envolve a cadeia do couro e do calçado que ocorre em Novo Hamburgo/RS de 17 a 20 de março, o CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) aproveita o evento para divulgar o seu Blitz Lei do Couro. Projeto focado à divulgação da Lei 4.888/65, o Blitz Lei do Couro busca a valorização do couro no Brasil. De acordo com a previsão legal, só podem ser anunciados como couro produtos confeccionados a partir de pele animal. Portanto, termos como ‘couro sintético’ e ‘couro ecológico’ são proibidos.

Para disseminar a lei que defende a nobre matéria-prima, o CICB leva para os pavilhões da Fenac (centro de eventos onde é realizada a Fimec 2015), um dos carros que utiliza nas blitzes que faz Brasil afora para a checagem do uso correto do termo couro em estabelecimentos comerciais. Identificado como o ‘veículo da Blitz Lei do Couro’, o automóvel tem captado olhares curiosos dos visitantes da feira, que recebem informações sobre como identificar bolsas, sapatos, roupas e acessórios realmente fabricados com pele animal. “O projeto vem tendo excelente receptividade entre os que têm circulado pela Fimec. Muitos inclusive apoiam a iniciativa, pois entendem que o couro é único, que não pode de maneira alguma ser confundido com materiais de qualidade inferior”, comenta Ricardo Michaelsen, coordenador do Blitz Lei do Couro.

Promovida por Fenac e Prefeitura de Novo Hamburgo, a Fimec conta com o apoio de CICB, ABQTIC (Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro); Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins); ACI-NH/CB/EV (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha); Aicsul (Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul); Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos); Ibtec (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos); e Universidade Feevale.