A moda em couro no Verão 2014

10 Views

O couro brilhou na 7ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação, que ocorreu recentemente em São Paulo, com o apoio do CICB. As peles bovinas e exóticas mostraram muita qualidade, efeitos metalizados, tendências culturais e aspectos clássicos para calçados, bolsas, artefatos e vestuário na moda do verão 2014.

Participaram da mostra 21 empresas ligadas ao setor de curtumes. O tom desta edição do Inspiramais foi a brasilidade: a inspiração cultural do nosso país refletido em criações inovadoras, surpreendentes e cada vez mais ligadas aos processos limpos de produção e à sustentabilidade. Dentro da esfera do couro, este norte de pensamento resultou em concepções com inspirações étnicas e históricas – lembrando, por exemplo, os motivos indígenas e a arquitetura colonial portuguesa – e produtos em cores fortes e alegres, bem como se caracteriza o clima quente da estação.

Outras tendências em pele para o verão 2014 apresentadas no Inspiramais foram os couros metalizados, as peças em preto e branco, o animal print (mais discreto do que em outras estações) e técnicas de textura em cortes e os efeitos holográficos. Couros clássicos, como os pretos, terrosos e nudes, também tiveram espaço garantido e com destaque na 7ª edição do Inspiramais.

Mesmo que as atenções principais tenham sido dedicas ao verão 2014, o Inspiramais também reservou espaço para as projeções da estação seguinte, o inverno 2014. O Preview do Couro mostrou os materiais que serão tendência na estação mais fria do ano que vem, apresentando aos estilistas, compradores e empresários do ramo uma prévia para os trabalhos de criação que devem se iniciar em breve. O estilista Walter Rodrigues palestrou sobre o tema, mostrando os ícones que balizaram a pesquisa de materiais para o inverno 2014. Todas as peças mostradas no Preview do Couro serão levadas paras algumas das maiores feiras do setor no mundo, promovendo os couros acabados brasileiros.

E como ocorre tradicionalmente, o Inspiramais destacou os 20 materiais que mais ganharam atenções nesta edição da mostra. As criações foram eleitas por um júri qualificado, composto por pessoas que fazem parte do setor de componentes, calçado e confecção. Os ganhadores na categoria couros e peles foram Aplic Colour, Arte da Pele, Couros Nobre, Curtume Rusan e Curtume Schemechel, cujos troféus foram entregues pelo presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.

 

Veja todas as empresas ligadas ao setor de curtumes que participaram do Inspiramais com apoio do CICB:

A. BÜHLER
APLIC COLOUR
ARTE DA PELE
COLORPELLI – DUENAS COUROS
COUROQUÍMICA
COUROS NOBRE
COUROVALE
CURTUME BLAUTH
CURTUME RUSAN
EMPÓRIO YURGEL
FAF COUROS
FAMA COUROS
FUGA COUROS
NATUR
NOVA KAERU
PÉLTICA
SEAN COUROS
TRE ANYTRY
CURTUME CHILLACENTER
CURTUME RUNGE
CURTUME SCHMECHEL