Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro: normas técnicas em análise

10 Views

Representantes de curtumes, indústrias calçadistas, empresas químicas, entidades de classe e órgãos de certificação iniciaram a revisão das duas normas que dão base à Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). O encontro de abertura dos debates, atualização de indicadores e redação das normas ocorreu no IBTeC, em Novo Hamburgo (RS), com participação presencial e por videoconferência dos atores que construíram e trabalham sobre a ABNT NBR 16.296:2014 – Couros – Princípios, critérios e indicadores para produção sustentável e ABNT NBR 16.297:2014 – Couros – Diretrizes para a Implementação da ABNT NBR 16.296.

A revisão das normas está sendo feita por meio da reabertura da Comissão de Estudos Especial que deu origem aos conteúdos, formada no âmbito do Comitê Brasileiro do Couro e Calçados (CB-11) da ABNT. Como explica Álvaro Flores, coordenador da comissão, a reavaliação é recomendada pela ABNT após um período de cinco anos da publicação das normas. “A ideia é que possamos identificar oportunidades de melhorias, alinhar a interpretação dos requisitos pelos organismos e levantar necessidades observadas neste período de cinco anos a partir da experiência de todos que estiveram em contato com as normas, como curtumes, clientes e fornecedores”, destaca. 

Nos próximos meses, reuniões periódicas abertas ao público devem trazer a debate questões como gestão de indicadores, comunicação, auditoria e outros pontos. Após, o resultado destes encontros segue para análise junto à ABNT. A próxima reunião será no dia 11 de abril, a partir das 8h, também no IBTeC e com participação via teleconferência. Confirmações de presença pelo e-mail cb11@ibtec.org.br e solicitação de ingresso por videoconferência pelo perfil no Skype raissamartin11.