Couro é um dos setores chave para superávit da balança comercial, aponta MDIC

10 Views

É no setor de couros que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) vislumbra algumas das perspectivas para o incremento do superávit da balança comercial brasileira neste e nos próximos anos. Em recente audiência em Brasília com o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, o secretário executivo do MDIC, Ricardo Schaefer, destacou a excelente contribuição que o couro vem dando à economia do país, reforçando o apoio do ministério para projetos da entidade e do setor com vistas ao crescimento das exportações e agregação de valor.

Durante a audiência, Schaefer conheceu em detalhes os números, os recentes projetos e os resultados do trabalho do CICB e dos 310 curtumes brasileiros em questões como design, qualidade e reconhecimento nos maiores e mais exigentes mercados internacionais. O secretário executivo destacou que o ministério conta com a contribuição fundamental do couro brasileiro para o crescimento da balança comercial do país, reiterando a parceria do MDIC para iniciativas que tenham este objetivo – como, por exemplo, o projeto Agregação de Valor, que trata-se de um estímulo para que 100% do couro brasileiro seja exportado em sua forma acabada, ou seja, com maior valor agregado. O objetivo, até 2016, é alcançar os US$ 3.5 bilhões em exportações de couros. Schaefer frisou ainda que a importância do setor da carne e dos manufaturados neste processo.

Seguindo a agenda de audiências e importantes encontros para o setor, o CICB reuniu-se com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mauricio Borges, e com o Diretor de Negócios da Agência, Ricardo Santana. O encontro tratou de uma avaliação dos números tão positivos que o setor de couros atingiu recentemente (com mais de US$ 2.5 bilhões exportados em 2013, um recorde histórico) e os prognósticos para os próximos anos, em que a parceria de mais de 10 anos de sucesso entre CICB e Apex-Brasil deve ser fundamental para que sejam atingidas as expectativas de crescimento do setor e do próprio MDIC.