Exportações crescem, mas inspiram cautela

10 Views

O mês de junho de 2013 registrou um valor total de US$ 196 milhões em exportações de couros e peles do Brasil. Trata-se de um número 8,4% superior ao alcançado no mesmo período de 2012, segundo dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior. Mesmo com os índices positivos, o momento é de cautela para o setor.

O presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, destaca que a indústria do couro avalia com preocupação o cenário atual para as exportações. “O mercado da Europa preocupa pela fraqueza em sua economia; o setor tem dificuldades na contratação de mão de obra especializada e há a importante questão da não reedição do Reintegra, que prejudica o setor empresarial em seus investimentos e na competitividade”, destaca Bello. O Reintegra (Regime Especial de Reintegraçaõ de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras) foi criado para compensar resíduos tributários nas exportações, proporcionando à empresa exportadora o recebimento de um crédito equivalente a 3% da receita de exportação.

Em junho, houve retração de 14,5% nas exportações brasileiras de couros em relação a maio deste ano. O acumulado do primeiro semestre do ano registra um crescimento de 16,9% em relação ao mesmo período de 2012, totalizando US$ 1,189 bilhão. A participação de couros e peles no total das exportações ficou em 1,0%.