Couro: leia as impressões dos curtumes do Brasil sobre a Lineapelle presencial

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O couro está de volta, com força, às feiras presenciais. “Foi um excelente reinício”, definiu Gianni Russo, presidente da Lineapelle sobre a realização do evento, no espaço de exposições Fiera Milano, na última semana. Mais de 11 mil visitantes, de 70 países, prestigiaram a feira, que contou com cinco curtumes brasileiros como expositores: Bolzano, Codina Peles, Courovale, Fuga Couros e Nova Kaeru. 

A participação das empresas de curtumes brasileiras teve o apoio do Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de peles do país desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).




Gerente do Brazilian Leather, Letícia Luft compartilha suas impressões sobre o clima de negócios e ritmo da Lineapelle: “A movimentação nos estandes foi muito além do que esperávamos. Isso mostra a força da feira presencial e o modelo que o setor busca neste momento e para o futuro próximo. Vimos que o perfil do visitante passou por uma mudança significativa: recebemos um público muito mais familiarizado e especializado na pauta dos materiais do que em anos anteriores. Foi uma reestreia do couro brasileiro no circuito internacional de feiras com um resultado muito positivo; antevemos um 2022 com toda a potência neste formato como canal de vendas e relacionamento”. 

Veja depoimentos de curtumes do Brasil participantes: 

“A visitação no primeiro dia da feira foi acima do que esperávamos. Percebemos que a recuperação nas grandes marcas é um fato. O movimento de retorno das marcas menores já começou, mas deverá ainda passar por um período de consolidação”, Jordi Codina, Codina Peles

“A feira foi muito positiva e o movimento foi surpreendente. Compradores e estilistas de todo o mundo estiveram presentes, marcando o início da normalização do setor de moda. A experiência sensorial presencial do couro é imprescindível para as ações de marketing da nossa indústria. Estamos muito contentes com o resultado comercial, e de um modo geral, se percebe o mesmo espírito de todos que participaram da Lineapelle 21”, Augusto Panerai, Curtume Bolzano

“O retorno presencial a Lineapelle nos surpreendeu positivamente. Hás restrições que ainda permanecem em muitos países, mas tivemos uma boa visitação, com muitos clientes fazendo solicitações de amostras para a próxima coleção”, Rodrigo Lopes, Nova Kaeru

“A Lineapelle, nos últimos anos, já estava se tornando se não a feira mais importante do setor, uma delas. Devido às novas realidades pós-COVID e cancelamento das feiras na Ásia, foi um marco de recomeço, reencontro em feiras internacionais. Sendo que o couro está em caminhada de uma tendência mais nobre, os participantes da feira demonstraram justamente esse principal foco no quesito de calçados e artefatos, tendo em vista sempre o valor agregado, tanto níveis de produtos, como os compromissos de nós curtidores com as exigências mais altas de sustentabilidade”, Nikolas Fuga, Fuga Couros

“Esta foi a primeira feira presencial que participamos neste momento de retomada, e nos surpreendemos positivamente, pois notamos o engajamento das marcas que estão novamente buscando este contato com os fornecedores”, Elton Haubert, Courovale




Sobre o panorama da visitação, Gianni Russo, presidente da Lineapelle destacou a participação significativa do público da Alemanha, França, Espanha e Portugal. A surpresa ficou por conta de um número importante de compradores de países de fora da União Europeia (como a Suíça e a Turquia) e também dos Estados Unidos. Da mesma forma, houve o registro de representantes de países importantes para a manufatura (como China e Vietnã), além de mercados estratégicos, como Rússia, Emirados Árabes e Japão.

Em breve, o couro brasileiro vai desembarcar em solo mexicano, para mais uma feira presencial: a ANPIC. Será a primeira participação do projeto Brazilian Leather neste evento, que é o principal do México para o setor. As expectativas são positivas: o Brasil é o fornecedor líder de couros para o México, país que é um dos dez maiores produtores de calçados do mundo.


Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br