Design na Pele: o sucesso do lançamento em Nova York

10 Views

Concepções inovadoras e criativas como uma cadeira revestida com pele de pirarucu e um balanço feito com tramado de couro, entre outras peças incríveis, deram origem à fórmula do grande sucesso de público e crítica da apresentação do projeto Design na Pele na International Contemporary Furniture Fair (ICFF), em Nova York. Este foi o lançamento mundial das coleções de móveis desenvolvidas por meio desta iniciativa que integra o Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de couro brasileiro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Design na Pele e sua participação na ICFF tiveram o apoio do projeto Raiz, uma iniciativa do Sindmóveis de Bento Gonçalves/RS e da Apex-Brasil.

Nos quatro dias da feira, encerrada nesta quarta-feira (24), foram mais de 300 contatos realizados com arquitetos, distribuidores, mídia especializada e compradores no espaço exclusivo do Design na Pele. “Além do trabalho dos designers do projeto, a qualidade dos materiais também foi muito elogiada, tanto a partir das indústrias que produziram os móveis, como dos curtumes, que desenvolveram peles muito especiais em pirarucu, camurça, vacum na e tramado de couro”, destaca Rafael Andrade, curador do projeto. Todas as peças apresentadas estão agora no mercado, disponíveis para comercialização.

Por meio do Design na Pele, estúdios de design no Brasil desenvolveram coleções junto a indústrias de móveis e curtumes usando couros com trabalhos elaborados para resultados que fugissem do comum. As parcerias criaram peças que valorizam a pele, o design, a qualidade e a inovação do Brasil, apresentando resultados notáveis: cada artigo tem a cultura brasileira, o design colaborativo e a união da cadeia produtiva nacional em sua essência.


Veja as parcerias do Design na Pele e o que foi mostrado na ICFF:


Sollos + Jader Almeida + Nova Kaeru + JBS Couros

Peças: cadeira Mia (com pele de pirarucu), cadeira Norma (couro de estofamento navy) e poltrona Mad (couro de estofamento navy). Todas as peças utilizam madeira maciça em sua estrutura.


Moora + Latoog Design + Curtume Rusan

Peças: cadeira Sernambetiba (estrutura de metal com assento e encosto de madeira estofada em couro camurça) e poltrona Trópicos (estrutura de madeira maciça e assento e encosto de almofadas estofadas em camurça).


BRV + Marta Manente + Cortume Krumenauer

Peças: balanço Revoar (multilaminado de madeira curvo, revestido com couro), prateleiras e mesa de centro (em madeira com detalhes em couro natural, feito artesanalmente com cordão trançados fio a fio) e banco Recanto (multilaminado de madeira curvo, revestido com couro)