Em breve: a sustentabilidade do couro brasileiro em congresso internacional do calçado

10 Views

Em todo o mundo, a indústria do calçado está mobilizada para um evento que ocorrerá em breve. Trata-se do 20º Congresso Técnico Internacional do Calçado, na cidade do Porto, em Portugal, de 16 a 18 de maio. O único palestrante do Brasil no evento é Álvaro Flores, coordenador da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), que falará sobre a experiência do CSCB, seus diferenciais no mercado e como o selo tem operado transformações na indústria curtidora do país. 

O tema da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância em todas as cadeias produtivas, em especial a da moda, como destaca Álvaro, motivo pelo qual o congresso deste ano reservou uma sessão específica para este assunto.  “Até recentemente vinha-se observando iniciativas isoladas, de marcas e entidades autônomas, em estabelecer critérios para a produção sustentável”, esclarece Álvaro. O case brasileiro é pioneiro em estabelecer padrões de sustentabilidade para um importante componente da indústria calçadista – o couro – com base em normas técnicas e processos de certificação de terceira parte. 

Organizado pela União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado (UITIC), o evento tem a expectativa de receber mais de 500 participantes de 30 países. A palestra do Brasil está agendada para o dia 18 de maio, às 8h50min.