Empresas do ramo de couros e peles do Brasil encerram APLF 2015 com perspectivas de negócios de US$400 milhões

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A APLF 2015 (Asia Pacific Leather Fair) atendeu ou superou expectativas dos mais de 30 curtumes que, junto do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), participaram desta que é a maior feira do setor coureiro mundial. Neste ano, o evento ocorreu entre os dias 30 de março e 1º de abril, em Hong Kong. Ainda que o cenário econômico mundial indicasse que os visitantes estariam mais cautelosos, as empresas brasileiras que expuseram seus produtos foram unânimes ao comentar suas impressões do evento: a APLF 2015 encerrou com resultados satisfatórios.

Embora a Asia Pacific Leather Fair seja recorrentemente descrita como uma feira de estreitamento de laços entre fornecedores e clientes já conquistados de todo o mundo, muitas companhias de processamento de couros e peles do Brasil garantem ter iniciado tratativas com novos compradores nesta edição. Conforme o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, calcula-se que as negociações de produtos nacionais tragam em torno de US$ 400 milhões ao longo do ano para o setor. “A APLF é sempre um momento aguardado pelo setor. As vendas deste ano indicam que, apesar dos desafios da economia global, as exportações de couro brasileiras seguirão, à medida que este é o evento que sugere os rumos do segmento para todo o ano”, diz.

A exposição da matéria-prima nacional no evento faz parte das ações do Brazilian Leather – projeto setorial para incentivo às exportações de couro, desenvolvido em parceria entre CICB e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Vale lembrar também que, durante a APLF 2015, representado pelo CICB, o ramo coureiro do Brasil participou ainda de reuniões do International Council of Tanners (ICT) e do Global Leather Coordinating Comitee (GLCC). Antes do evento, outro encontro realizado foi a reunião preparatória da APLF, esta com a presença de todos os curtumes expositores.

Apex-Brasil na reunião preparatória – Além de dados sobre o atual mercado do couro na Ásia e de informações sobre a importância da APLF no cenário coureiro mundial, os curtumes presentes na reunião preparatória da edição 2015 da feira puderam conhecer detalhes sobre a incessante economia chinesa. Isso porque o Chefe de Operações do Escritório da Apex-Brasil em Pequim, César Yu, participou do encontro e apresentou algumas particularidades da economia do país.

Conforme Yu, a China, ao contrário de muitos países que experimentam retração, prevê crescimento de 7% em 2015. Segundo o Chefe de Operações do Escritório da Apex-Brasil na capital chinesa, a estimativa, ainda que menor que a de anos anteriores, pode ser positiva para os fornecedores de couro brasileiros. “A classe média vem se expandido na China. A procura por produtos com apelo luxuoso vem se ampliando. O consumo de artigos fabricados em couro, portanto, deve aumentar, visto que o material é reconhecido como nobre”, comentou.

Em atividade desde 2009, o Escritório da Apex-Brasil em Pequim tem como foco a consolidação de produtos brasileiros na China. No escopo da unidade constam, entre outras ações, auxílio às empresas que buscam prospectar mercado, ademais de suporte para planejamento de distribuição de mercadorias no país.

Destaques em produtos – Feira que atrai olhares de todo o mundo, a APLF é o evento ao qual as empresas aguardam para fazer lançamentos ou consolidar produtos. Veja as linhas evidenciadas por cada um dos expositores:

- Agro Latina Ltda: Fabricante de wet-blue e semi-acabados, a companhia ofereceu sua matéria-prima essencialmente aos ramos moveleiro e automotivo, indústrias que mais absorvem os couros da empresa na China.

- Alexander Rep. Ltda: De peças básicas, em wet-blue, a couros acabados, com alto valor agregado. A Alexander Rep. Ltda procurou dispor de opções a todos os públicos. Fez questão de salientar, mesmo assim, os couros bovinos com impressões em cobra, que democratizam a moda, e as peles de pirarucu e coelho.

- America Leather Ltda: O setor de estofamentos chinês absorve 60% dos negócios agenciados pela America Leather Ltda. Este foi, portanto, o foco e o destaque da empresa nesta APLF.

- Apucarana Leather S/A: Material de toque macio indicado para a produção de bolsas, o couro napa cross foi uma das peças evidenciadas pela Apucarana Leather S/A. Quase metade das exportações da companhia já tem a China como destino, boa parte das vendas é feita para Guangdong, região que se distingue pela larga confecção de artigos femininos.

- Brazil Rugs: O couro com pelo que pode ser empregado nas mais diversas peças decorativas, incluindo quadros. Esta foi a linha evidenciada pela Brazil Rugs, que estreou este ano na APLF.

- CBR Group – Couros Bom Retiro: Calçados mais confortáveis é a promessa do couro floater, material apresentado como destaque pela empresa na APLF 2015.

- Coming Ind. Com. de Couros Ltda: Tradicionalmente, a Coming já exporta para a China: 40% do couro da empresa é absorvido pelos setores moveleiro e automotivo, ramos que receberam total atenção da marca durante a feira.

- Cortume Krumenauer: Couros com acabamentos manuais e com efeitos naturais foram as apostas Cortume Krumenauer, que tem a APLF como a feira que mais lança tendências em bolsas e artefatos.

- Couro e Arte: O tapete de couro bovino com pelos sem costuras foi o artigo usado pela Couro e Arte para atrair os visitantes da APLF. Os couros com acabamento artesanal, confeccionados um a um, foram outros produtos ressaltados pela companhia, que expôs pela primeira vez na feira.

- Couro do Norte Ltda: Disponibilizar matéria-prima para fábricas calçadistas e de estofados chinesa foi o objetivo da empresa na APLF. A empresa, aliás, garante ter fechado bons negócios nesta edição do evento.

- Courovale: Efeitos metalizados, perfurados e tons de cinza e off-white prevaleceram nas amostras de couros acabados levados pela Courovale à maior feira segmentada em couros do mundo.

- Curtume A.P. Muller Ltda: A empresa aproveitou a APLF para anunciar sua linha chrome-free que, segundo seu diretor Cezar Muller, foi bem aceita e até elogiada pelos visitantes do evento.

- Curtume Cacique Ltda: Como outros fornecedores brasileiros, o Curtume Cacique Ltda alimenta a indústria de móveis e carros da China, que aplica os couros em wet-blue e semi-acabados em estofamentos, especialmente.

- Curtume Cubatão Ltda: Cores clássicas como preto e cinza prevaleceram nas amostras da marca, já que ela expôs seus produtos principalmente ao segmento de produção automobilística.

- Curtume Della Torre Ltda: Couros acabados graxos com efeitos envelhecidos compuseram as linhas evidenciadas pela empresa, conhecida pelo alto valor agregado de seus produtos.

- Curtume Ideal: Muito satisfeito com a APLF deste ano, o Curtume Ideal ofereceu sua matéria-prima fundamentalmente a três mercados chineses: calçadista, moveleiro e automobilístico.

- Curtume Nimo Ltda: Com boas perspectivas de negócios pós-feira, a empresa ofertou matéria-prima aos diversos setores industriais chineses, mercado que já é cliente sazonal do curtume brasileiro.

- Durlicouros Indústria e Comércio de Couros Ltda: Os ramos de calçados e artefatos, bem como o moveleiro e automotivo são clientes fixos da marca na China, que aproveitou a feira para estreitar o relacionamento com compradores locais.

- Fuga Couros: As opções de produtos da empresa na APLF foram do wet-blue ao crust e ao acabado, pois a ideia do curtume é atender a todas as necessidades do mercado.

- Gobba Leather Indústria e Comércio Ltda: Produtos high end foram orgulhosamente exibidos pela empresa na feira de Hong Kong, evento, aliás, descrito pelo Gobba como momento de ‘atualização’ e de ‘manutenção do relacionamento com clientes’.

- H.Y. Leatherex: Outra empresa que foi à APLF 2015 voltada aos segmentos de móveis e automobilístico, a H.Y. Leatherex classificou a feira como ‘proveitosa’.

- Hason International: A proposta da Hason International foi dispor de soluções para todos os tipos de demandas.

- Induspan Ind. e Com. de Couroa Pantanal Ltda: Em suas etapas iniciais de curtimento, o couro também pode ter destinações diversas na indústria. O Induspan trouxe wet-blue e crust para um mercado ávido por matéria-prima.

- Indústria de Peles Minuano Ltda: Peles tingidas e devorês foram os highlights da empresa, que acredita que a exposição da marca na APLF garante a fidelização dos clientes.

- JBS Couros: Todos os tipos de couros foram ofertados pela empresa, com destaque para os acabados.

- Kromática Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda: Especializada em hair in hides, levou também a APLF uma variedade de serigrafia em couro.

- Senai: Ao público presente na Asian Pacific Leather Fair, o Senai apresentou os seus serviços técnicos de laboratório, de pesquisa e cursos na área do couro.

- Lenemur Ind. de Couros Ltda: Participar da APLF é fundamental para a Lenemur, que tem a China como seu principal comprador, com 95% das exportações de matéria-prima da companhia.

- Liderkoll Ltda: Os couros ofertados pela empresa são utilizados em estofamentos e na fabricação de calçados na China.

- Luiz Fuga Indústria de Couros Ltda: Para chamar a atenção dos compradores que circularam pelos corredores da APLF, o curtume exibiu couros acabados cerosos e graxos que acabam tendo um efeito visual bem atrativo.

- Minerva S/A: Na APLF 2015, o Minerva testou uma proposta que acredita que deu certo: trouxe amostras de couro para oferecer ao ramo automotivo, setor que não é habitualmente seu foco, e parece que a ideia agradou compradores.

- Natur Indústria de Couros Ltda: Couros acabados nobucados e perfurados são tendências que apareceram nas linhas trazidas pela marca à APLF.

- Nova Kaeru Exotic Leathers: A ênfase da Nova Kaeru na feira chinesa foi toda dada a sua tecnologia de fusão de peles, inovação patenteada da empresa que permite a mescla de peles de diferentes peixes em uma só peça.

- Pacific Leather Imp. e Exp. Ltda: Para disponibilizar material para a confecção dos mais diferentes produtos em couro, a empresa negocia wet-blue, crust e acabado de grandes fabricantes do Brasil.

- Partner Ind. e Com. de Couros Ltda: Também fornecedor do couro em suas diferentes etapas, a Partner já exporta 30% da produção fabril para a China.

- Union Leather & Ritti Imp. Exp.: Nobucks com espessura mais grossa foram diferenciais levados a Hong Kong. Conforme a Union, este tipo de material mais encorpado é muito apreciado na produção de calçados e cintos masculinos.

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