Entrevista: Gilmar Harth e a visão do empresário sobre a sustentabilidade

10 Views

Diretor do Grupo Bom Retiro e presidente do Conselho Diretor do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Gilmar Harth participará do painel Da indústria ao varejo: o olhar do empresário para a produção sustentável do Fórum CSCB de Sustentabilidade, juntamente com Edmundo Lima (ABVTEX) e Mario Spaniol (Carmen Steffens). Será no dia 11 de agosto, quinta-feira, em Novo Hamburgo (RS), na Universidade Feevale, com realização de CICB, patrocínio Ouro de JBS Couros e patrocínio Prata de Stahl. Apoio: ABQTIC e Universidade Feevale. Inscrições e programação completa em: www.cicb.org.br/forumdesustentabilidade.

Veja uma prévia deste painel na entrevista a seguir, com Gilmar Harth:

Qual é a sua avaliação sobre o peso da sustentabilidade nas compras de seus clientes? Para muitos de nossos clientes, a sustentabilidade é considerada como um conjunto de valores e princípios que são fortemente associados à marca, à gestão, à produção, à qualidade de seus produtos. E essa preocupação com questões sustentáveis é uma tendência e vem aumentando a cada ano. Para esses clientes, o compromisso socioambiental da nossa empresa é um fator decisivo na hora da decisão de compra.

Há algum segmento comprador que tenha uma preocupação maior com a sustentabilidade do couro? Num âmbito geral, os mais preocupados com questões sustentáveis são as grandes marcas de diversos setores (automotivo, moveleiro, calçados, artefatos, etc), pois, ao venderem seus produtos, vendem a imagem de ser uma empresa sustentável e que se preocupa com cada item que compõe seu produto final.

Qual é o panorama da indústria curtidora no Brasil em relação a outros países sobre este assunto? Acredito, sim, estarmos equiparados com os melhores exemplos. No Brasil, a evolução com a preocupação ambiental vem crescendo a cada ano, seja por exigências legais ou dos clientes. Passamos por um período de adaptação e busca por novas formas de produzir de maneira mais sustentável e, hoje, podemos dizer que estamos no caminho certo. A maioria dos curtumes tem a sustentabilidade como pilar de seus negócios.

Qual deverá ser a tônica de sua participação no Fórum CSCB de Sustentabilidade? Acredito que um curtume sustentável não se preocupa somente com questões ambientais, pois sustentabilidade não é somente cuidar do meio ambiente; sustentabilidade vai muito além: é contribuir com a comunidade, a sociedade, com o bem-estar humano. Nosso trabalho tem como base essas premissas e a fórmula não vem pronta, exige tempo, investimento e dedicação de todos. Hoje, no nosso negócio, não ser sustentável significa estar fora do mercado. A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) contempla esta realidade e alinha-se com o futuro da indústria de couros.