Exportações brasileiras de couros e peles em março

10 Views

As exportações de couros e peles do Brasil alcançaram, no mês de março, o valor total de US$ 252,555 milhões. Analisado em detalhes, esse número acende um alerta para toda a indústria curtidora nacional: só nos quatro primeiros meses de 2014, a Itália, segunda maior nação compradora de couro do Brasil, teve redução de 12% no número de peles adquiridas de empresas brasileiras.

A alguns fatores pontuais pode ser atribuído esse panorama de preocupação, conforme destaca o presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello. O gestor afirma que a não prorrogação do Reintegra (Regime de Reintegração de Créditos Tributários para Empresas Exportadoras) acabou por diminuir o potencial de competitividade do Brasil junto aos seus principais concorrentes internacionais, bem como o novo patamar do câmbio, que prejudica a rentabilidade das empresas. Ao mesmo tempo, destaca, a exclusão do país do Sistema Geral de Preferência da União Europeia (SGP) está contribuindo para a redução de vendas para a Itália e países vizinhos. “Por outro lado, estamos incrementando a venda para países asiáticos, como Vietnam e China”, afirma Bello.

O CICB elaborou um estudo exclusivo sobre as exportações de couros e peles no mês de março. Para acessar o conteúdo, clique  aqui.