Exportações de couros e peles: veja os números

10 Views

Atingindo um novo recorde mensal, as exportações brasileiras de couros e peles totalizaram US$ 248 milhões no mês de fevereiro - um crescimento de 31,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior. O desempenho extremamente positivo das vendas de couro brasileiro ao mercado externo tem se mostrado fundamental para melhorar o saldo da balança comercial brasileira nos últimos meses, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Recentemente, o secretário executivo do MDIC, Ricardo Schaefer, destacou a importância do couro para que as metas e objetivos do ministério fossem atendidos em 2014. O presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, que participou da audiência com Schaefer, afirma que um grande conjunto de ações tem sido executado para superar os números das exportações e ultrapassar as expectativas econômicas do setor. "A promoção comercial em âmbito internacional tem se refletido em resultados concretos para as empresas de curtumes e a economia do Brasil", afirma o gestor.

O anúncio do novo recorde de exportações de couro ocorre às vésperas de duas grandes feiras para o setor. A primeira é a Fimec, entre os dias 18 e 22 de março, em Novo Hamburgo (RS). A seguinte é a feira APLF MM&T, em Hong Kong, que terá este ano o Brasil como Focus Country, entre os dias 31 de março e 2 de abril. Uma série de ações de marketing, comunicação e vendas está agendada para a feira de Hong Kong, com vistas a uma promoção ainda maior do couro brasileiro junto aos maiores e mais exigentes mercados compradores mundiais.