Exportações em maio registram crescimento

10 Views

As exportações de couro do Brasil seguem em alta. O balanço do mês de maio apresenta crescimento de 17,7% em volumes de couros e peles vendidos a partir do país ao mercado externo, em comparação com o mesmo mês de 2015. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com análise da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Em maio, foram exportados 17,224 milhões de metros quadrados (ante 14,635 milhões em maio de 2015). Deste total, 74,4% são couros nos estágios acabado e semiacabado, ou seja, com maior valor agregado. Estes tipos de couro, inclusive, são os que mais apresentam crescimento em exportações em 2016: alta de 113,7% (semiacabado) e 18,7% (acabado) em volumes vendidos ao mercado internacional na avaliação geral de janeiro a maio, em comparação com os cinco primeiros meses do ano passado.

Grandes esforços de toda a indústria são apontados pelo presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, como fatores determinantes para os números positivos alcançados neste ano. Com o apoio do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa de CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro brasileiro internacionalmente, empresários e entidade têm investido em missões comerciais, participação em feiras e ações de promoção de imagem, em iniciativas que dão suporte relevante às exportações.

Os principais países compradores de couro brasileiro em maio foram, nesta ordem, China e Hong Kong, Itália, Estados Unidos, Vietnã e Hungria. O ranking dos estados brasileiros exportadores em 2016 é: Rio Grande do Sul (22,5% de participação no total), São Paulo (20,8%), Goiás (15,1%), Paraná (8%) e Ceará (7,8%).

Para ver as estatísticas na íntegra, clique aqui.