As atenções do mundo do couro estiveram voltadas para Xangai, na China, com a realização da feira All China Leather Exhibition (ACLE). O Brasil participou com 15 empresas apoiadas pelo projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Há a projeção de negócios na ordem de US$ 153,8 milhões para os próximos 12 meses para os curtumes do Brasil, após a feira.
Em Xangai, foram mais de 31 mil visitantes na ACLE, um crescimento de 11,2% em relação à edição de 2023. Gerente do projeto Brazilian Leather, Letícia Luft destaca que esse é um acontecimento-chave para todos os países com atividade curtidora no mundo, definindo negócios no longo prazo. “Tivemos um retorno positivo dos curtumes brasileiros, e o reforço de que essa feira é fundamental para quem mantém negócios com a China. Como é o principal mercado comprador de couro do Brasil, nossa participação é imprescindível e muito aguardada”, ressalta Letícia, que foi palestrante da Cúpula Internacional de Executivos da Indústria de Curtumes (evento que ocorreu no primeiro dia da ACLE).
Ainda compondo as atividades do Brasil em Xangai, o projeto Brazilian Leather realizou um momento especial com importadores de couro do polo de Foshan, tradicional região chinesa de fabricação de móveis. Foi na véspera da ACLE, com apresentações sobre o couro brasileiro (com Letícia Luft), o trabalho da ApexBrasil (com Viviane Iark, gestora do Brazilian Leather pela ApexBrasil, e o apoio de Carlos Pan, analista da ApexBrasil na Ásia e Pacífico), a Associação Moveleira de Foshan (com seu presidente, ZhenYang Zhou) e a diplomacia brasileira (com o cônsul-geral do Brasil em Xangai, Augusto Pestana). A atividade teve também rodadas de negócios e a assinatura de um termo de cooperação entre os curtumes brasileiros e os importadores de couros de Foshan. A iniciativa é um resultado do projeto Exporta Mais Brasil, que teve sua edição de couros realizada em maio, em São Luís (Maranhão), e que contou com a participação do presidente da Associação Moveleira de Foshan.
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de
internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo
Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as
estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros -
incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao
ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores
brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações
em www.brazilianleather.com.br
SOBRE A APEXBRASIL - A Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e
serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para
setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a
ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no
exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à
participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas
de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura
produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por
objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência
também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de
investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores
estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras
e do país.
Sobre o CICB - O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil
(CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país.
Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação,
o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a
sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e
formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a
interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial
do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem,
qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua
com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e
realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em
todo o país.