GER Elettronica: veja as impressões da empresa de tecnologia patrocinadora do Fórum CICB de Sustentabilidade sobre o evento

10 Views

Ocorrerá no dia 8 de março o Fórum CICB de Sustentabilidade, com o tema central Caminhos para a Rastreabilidade.


Será durante a feira Fimec, em Novo Hamburgo (RS) e as inscrições já estão abertas (gratuitas, clique aqui). 

 

Ger Elettronica – organização que fornece tecnologias para a indústria de couros – é patrocinadora Gold do evento. Ela compartilha sua visão sobre a sustentabilidade e a tarde de debates que teremos em breve no fórum.

 

Durante a Fimec, você também poderá visitar a empresa. Localização: Pavilhão 1, Corredor C, Número 1044.



 


O que motivou a sua organização a ser uma das patrocinadoras do Fórum CICB de Sustentabilidade?

A Ger Elettronica está investindo em muitos recursos relacionados à sustentabilidade. A questão está diretamente ligada à transparência e, portanto, à rastreabilidade das peles. O Fórum CICB será uma excelente oportunidade para podermos apresentar nossos projetos, os objetivos já alcançados e compartilhar as experiências feitas no mundo do couro.

 

 

Qual é a expectativa quanto à programação do fórum e sua realização durante a Fimec?

A expectativa é poder discutir a diferença entre rastreabilidade ética e rastreabilidade industrial, compartilhando argumentos que façam a rastreabilidade ser considerada e tratada como uma oportunidade de melhoria, e não como um custo para atender às necessidades das marcas. Ver e conhecer uma grande representação de técnicos e colegas do setor e poder transmitir a todos informações sobre o que a Ger Elettronica criou e está desenvolvendo com o objetivo de direcionar a pesquisa para temas que possam ser usados para melhorar a sustentabilidade do setor de couro.




 

 

Na sua opinião, qual é a relevância do tema sustentabilidade para a indústria do couro?

O couro e o trabalho do curtume sempre foram um negócio sustentável. Ao recuperar e valorizar subprodutos da indústria alimentar com o couro, já tornam este intrinsecamente um trabalho sustentável. Isto ocorre desde que o couro foi utilizado em tempos pré-históricos. A nossa responsabilidade é de sensibilizar o mercado, explicando isto a todas as gerações presentes e futuras.

 

 

Como a sua organização trabalha os desafios da sustentabilidade?

Sustentabilidade é sinônimo de transparência. Por isso torna-se fundamental que nosso setor trabalhe com a rastreabilidade de produtos como o couro, também em seus processos de produção. A Ger Elettronica sempre esteve muito atenta a essas questões. De fato, estamos produzindo e fornecendo aos clientes tecnologias para tornar o processo mais eficiente, economizando recursos e transferindo a rastreabilidade do curtume para os usuários do couro. Sempre foi assim, utilizando várias tecnologias como códigos de barras, QR Codes, l'RFID… e com a finalização do projeto Be.Trace, agora esta rastreabilidade também já é utilizada dentro do curtume. Podemos rastrear as peles em todo o processo de curtimento, desde a sua entrada no curtume ou mesmo já antes no frigorífico, até sua saída da empresa. Industrializar esta rastreabilidade  utilizando o Be.Trace, significa recolher as informações das peles nas várias fases do processo para poder compará-las e analisá-las de forma a tornar os processos cada vez mais otimizados e sustentáveis. Este é um grande projeto no qual sempre trabalham em conjunto nossos clientes e nossa equipe técnica.