IBTeC elege conselho deliberativo para triênio 2021/2023

10 Views

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC elegeu o conselho deliberativo para o triênio 2021-2023, tendo como presidente o empresário Claudio Chies. Paulo Griebeler foi reconduzido à presidência executiva, e o Dr. Valdir Soldi à vice-presidência executiva.

         Para o novo mandato, Paulo Griebeler anuncia a disposição da diretoria de manter o ritmo de investimentos em equipamentos que garantam a excelência da instituição no atendimento aos seus clientes.  O Instituto colocou como visão “trabalhar no foco do cliente”. Salienta a concentração de investimentos em novos equipamentos para que os laboratórios para auxiliar indústrias de todos os segmentos atendidos pelo Instituto para sedimentar sua posição no mercado interno e na busca de oportunidades no mercado externo. A expectativa do presidente executivo do IBTeC é de que haja uma retomada das vendas do setor calçadista para o exterior. A reacomodação das relações comerciais internacionais deverá abrir oportunidades para que o Brasil volte a crescer nas exportações. Para apoiar o setor neste movimento, o IBTeC vem ampliando sua capacidade de atendimento, com investimentos em novos equipamentos e novas tecnologias. “Nos próximos dez anos, acredito que haverá grandes oportunidades para o setor calçadista na área de exportações, se as organizações se prepararem para isto”, acredita o presidente executivo do IBTeC.

         Para os próximos dez anos, a continuidade no programa de investimento nas pessoas”, o principal ativo de qualquer empresa”, está entre as prioridades da diretoria. Paulo lembra que hoje a instituição tem uma equipe onde todos os gestores têm MBA oportunizado pelo próprio Instituto, além de uma equipe com mestres e doutores em diferentes áreas de atuação. A qualificação dos técnicos é um diferencial competitivo que o IBTeC ostenta, com reconhecimento da comunidade empresarial”.

 

Continuidade ao projeto

de diversificação

 

         Ainda em relação a investimentos, uma das metas do novo mandato é dar continuidade ao trabalho de diversificação das áreas de atuação. Uma das conquistas dos últimos oito anos, que se transformou em uma vantagem significativa para o Instituto durante a pandemia foi o protagonismo do IBTeC junto às indústrias fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs. Com a demanda acelerada pela pandemia, o Instituto pôde apoiar o setor em um momento em que precisavam de agilidade nas certificações de seus produtos. Os laboratórios do IBTeC trabalharam o ano inteiro para atender o incremento da demanda deste segmento, “em uma clara demonstração de visão quando decidimos trilhar este caminho”.

 

IBTeC será cada vez

mais digital

 

         A digitalização de todos os processos de interação com os clientes, que já estava no escopo de investimentos do Instituto, também sofreu uma aceleração ao longo do ano de 2020. Hoje, os laudos do Instituto são todos passados por meio digital, sem a necessidade de uso de qualquer tipo de papel, ou comparecimento na instituição. Este é um processo que deverá receber muito investimento ao longo dos próximos anos, “para que todos os nossos processos estejam interligados, e o acesso dos nossos clientes.

         Para os próximos três anos, Griebeler anuncia a disposição de incrementar os investimentos na comunicação da instituição pelas redes sociais, como estratégia para atingir clientes em todo o Brasil e no exterior.

         O presidente executivo afirma que “o IBTeC fez o planejamento para os próximos dez anos, com a estratégia de crescimento em seus segmentos de atuação”. Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, “mantivemos nossa política de investimentos”. A principal vitória do ano, na opinião de Griebeler, “foi o fato de que mantivemos nosso movimento, o que nos pos

sibilitou não demitir nenhum funcionário”.

 

Inovação e tecnologias

de conforto estarão entre

as prioridades

         Para os próximos anos, “nosso desafio é tornar o IBTeC referência em pesquisa e inovação, especialmente para a indústria calçadista”, afirma Paulo Griebeler. O Instituto conta, desde 2015, com o Núcleo de Inovação Tecnológico, criado para ser o canal de apoio às indústrias de calçados e EPIs que queiram pesquisar e testar inovações. Para viabilizar este objetivo, “faz parte do nosso projeto ampliar as parcerias com universidades e institutos de pesquisa, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento e sua aplicabilidade”.

         Um dos objetivos para o próximo mandato é formar comitês de discussão, com a participação de empresários, técnicos das indústrias de calçados e do IBTeC, para discutir formas de contribuir para o crescimento coletivo.

         Na área de Biomecânica, “temos a certeza de que há muito a ser feito na área de conforto, e vamos continuar nosso trabalho de pesquisa para que as indústrias de calçados possam oferecer bem-estar e saúde aos usuários de seus produtos”.

 

TODA A DIRETORIA

 

CONSELHO DELIBERATIVO

TITULARES:

Cláudio Chies - Grendene S/A

Ernani Reuter - Represent. e Participações Excelsior Ltda

Jakson Fernando Wirth - Calçados Ramarim Ltda

João Altair dos Santos - Conforto Artefatos de Couro Ltda

Rosnei Alfredo da Silva - Calçados Bibi Ltda

 

SUPLENTES:

André da Rocha – Master Equipamentos Industriais Ltda

Carlos Alberto Mestriner - Klin Produtos Infantis Ltda

Darcio Klaus – Arezzo Indústria e Comércio S/A

José Geraldo Brasil – JGB Equipamentos de Segurança S/A

Renato Raimundo – Stick Fran Componentes para Calçados Ltda

 

CONSELHO FISCAL

TITULARES:

Ademir Gomes Gonçalves – Indústria de Calçados Gonçalves Ltda

Paulo Roberto dos Reis – Crespi do Brasil Ltda

Ricardo Wirth - Indústria de Calçados Wirth Ltda

 

SUPLENTES:

Jorge Ricardo Klein - NKS Importações e Exportações Indústria e Comércio de Calçados Ltda

Marco Augusto Bombonatto – Bompel Indústria de Calçados Ltda

Milton José de Mello – Formello Formas Ltda

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Paulo Griebeler – Presidente Executivo

Dr. Valdir Soldi – Vice-Presidente Executivo