O sucesso do couro na CasaCor Minas Gerais

10 Views

Um dos espaços da CasaCor Minas 2021 tem como protagonista um elemento muito especial: o couro, em uma composição de tiras coloridas que reveste uma parede inteira. A resposta do público sobre a instalação tem sido extremamente positiva, mostrando a conexão das pessoas, do design e da sensação de conforto com o material que remete à ancestralidade, proteção e estética. A composição foi realizada por meio de uma parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), os curtumes AMCM, Fuga Couros e Bolzano e Transduarte. 

“A repercussão está além do esperado. A forma aplicada em tiras, cores e o convite para uma experiência sensorial para tocar a parede permitiu uma percepção fora da caixa”, conta a arquiteta e diretora da Luoda Arquitetura e Negócios, Alessandra Oliveira, que assina o espaço, chamado Escritório da Diretora Criativa. Ela sublinha que o uso do couro no design de interiores tem atributos únicos: é um material natural, com uma beleza atemporal e que se aplica aos nossos cinco sentidos. 

Alessandra entende que há espaço para o crescimento e uma aproximação ainda maior do couro com a arquitetura e a demanda do consumidor na concepção de suas casas, ambientes comerciais ou corporativos, transcendendo o uso das peles para tapetes e estofamento. A parede de tiras de couro, que tem feito tanto sucesso na CasaCor, é um exemplo muito claro das possibilidades surpreendentes que o material tem a oferecer no design de interiores, com qualidade, inovação e sustentabilidade.


CasaCor Minas 2021

As instalações estão abertas à visitação (formato híbrido) desde o dia 14 de setembro e seguem até 17 de outubro, no Palácio Mangabeiras, residência oficial dos governadores de Minas Gerais.