Durante a programação do Simpósio de Moda Brasil Coreia, que começou no dia 29 de outubro e se encerra nesta sexta-feira, 2 de novembro, foram identificadas oportunidades de negócios para o couro brasileiro. Conforme o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, que representa a entidade no evento, em visita a empresas de varejo e moda coreanas foram identificados os nichos de esporte e acessórios como os melhores para o couro nacional, em uma marca com 150 lojas na Coreia do Sul e 100 na China. Existe também a viabilidade de vendas de couros exóticos para marca conceituada de bolsas e artefatos, detentora de 35 lojas de alto valor agregado no país. “O CICB fará a ligação entre os potenciais compradores e os fabricantes brasileiros”, sustenta Bello.
Design – O período também propiciou conhecer melhor a forma como os coreanos desenvolvem seu design, através de dois projetos expressivos no país. Um deles é o Instituto de Arte e Design Sangsung, que tem como objetivo a formação extra-curricular de talentos para o design, em um curso intensivo de dois anos e com elevado conteúdo criativo. Outra iniciativa é a Fundação de Design de Seoul, uma construção de grandes proporções que funcionará como um centro de cultura de design. O investimento, exclusivo da prefeitura de Seoul, é de US$ 2 bilhões e após a inauguração, prevista para março de 2014, a cidade pretende se credenciar como a capital mundial do design. Todas as atividades foram acompanhadas pelo consultor de Design do CICB, Maurício Medeiros.