A
mais recente edição do Brazilian Leather Webinar Series – Furniture and
Sustainability, nesta quinta-feira (15), trouxe boas perspectivas para o segmento
de móveis e couro. A empresa italiana Natuzzi, palestrante da atividade,
anunciou no evento uma nova abordagem de marketing, com o lançamento de uma
linha específica para o público mais jovem. “Queremos que o couro tenha um
grande papel com esse público. Pensamos este projeto com foco no couro, na
cadeia de suprimentos, na comunicação”, disse Cosimo Bardi, diretor global de
vendas da Natuzzi.
Com
uma conversa fluida entre os palestrantes, o evento levantou insights
importantes para todos que trabalham com couro, móveis, moda e varejo.
A
próxima edição do seminário será no dia 6 de novembro, também em transmissão
online e gratuita, com temática ligada à indústria automotiva. Em breve, mais
informações. O Brazilian Leather Webinar Series é realizado pelo Centro das
Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio da National Wildlife Federation
(NWF), entidade de conservação ambiental.
Leia a seguir alguns trechos do
webinar desta quinta-feira.
Cosimo
Bardi, Natuzzi:
Respeitamos muito o momento da pandemia,
é um problema sério. Por outro lado, como empresa, somos robustos, com mais de
60 anos de experiência. Somos comprometidos e sonhadores e é assim que estamos
abordando esse momento difícil. Fecharemos esse ano com números inacreditáveis
e isso será graças aos três meses após o início do confinamento, em junho,
julho, agosto e também setembro. Nesses meses tivemos números inacreditáveis.
Agora, o consumidor tem uma abordagem um pouco diferente, ele não está gastando
com viagens e outras atividades. Acima de tudo, ele está descobrindo que
passamos muito tempo em casa e está chegando à conclusão de que merecemos móveis
de qualidade, merecemos conforto. O próximo ano será desafiador, mas vamos
planejar para um crescimento.
Andrea
Cafiero, Natuzzi:
Muitas pessoas ficam pensando nos
hábitos de consumo da geração dos millennials. Esse público muitas vezes entra
nas nossas lojas sem comprar. Sabemos que a expectativa de compra deles tem a
ver com sustentabilidade. Precisamos pensar como usar o couro de forma
inovadora, capturando o desejo e a necessidade das pessoas. O couro continua
sendo uma experiência sensorial única. Consumidores premium querem produtos que
tragam esse tipo de satisfação.
Rodrigo
Brenner, Furf Design Studio
Não se consegue tratar de sustentabilidade
e combater o exército do mal, que é a poluição, o lixo e outras coisas ruins,
sendo tímido. A indústria é um incrível aliado para a gente produzir o bem em
larga escala. Quando a gente produz materiais sustentáveis, produtos duráveis e
que as pessoas não vão descartar, a gente está ajudando a criar um mundo
melhor. O couro é um material precioso, então ao tratar o couro com respeito,
assim a gente acaba tratando o mundo com respeito, assim a gente trata o mundo
com mais design, o mundo com mais significado.
Mateus
Enzweiler, Grupo Minuano
A gente acredita bastante no conceito
de sustentabilidade, no seu conceito amplo. Não se remete apenas a questões ambientais,
mas também sociais e econômicas. Tem que ser bom para toda a sociedade. E em momentos
difíceis como esse, de pandemia, é preciso olhar ao nosso redor, ajudar no que é
possível.