Veja o lançamento da mostra Design na Pele na Apex-Brasil

10 Views

Equipes das diversas áreas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) conheceram em detalhes um dos projetos de sucesso em moda, design e cultura apoiado pela agência em 2013. O projeto Design na Pele – desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio de Apex-Brasil – foi apresentado aos colaboradores da Agência em Brasília, com palestra e a abertura da exposição do acervo oriundo do projeto.

Levar o Design na Pele à Apex-Brasil foi uma forma de compartilhar as ideias, o modelo e a dinâmica de uma iniciativa que dialoga diretamente com os objetivos da Agência em seu trabalho, conforme explicou o Diretor de Negócios da Agência, Ricardo Santana. “Tive a oportunidade de conhecer o Design na Pele, que é um trabalho fantástico e vai ao encontro daquilo que falamos muito aqui: inovação e criatividade”, destacou o diretor.

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, e o consultor do CICB Maurício Medeiros também falaram sobre o projeto e as peculiaridades de trabalhar a inovação dentro da indústria do couro. “Tivemos que motivar os empresários para a participação no Design na Pele. Reunimos as peças e as ferramentas para que eles executassem o projeto”, destacou o presidente.

Ronaldo Fraga palestrou para o grupo da Apex-Brasil contando passo a passo os desafios e a grande satisfação que foi participar deste projeto. “O ofício de fazer couro me tomou de paixão. Através deste ofício, você pode entender a cultura de um povo”, disse o estilista, complementando que não existem limites para a criação em couro. Ele próprio, Ronaldo, criou sua mais recente coleção de roupas inteiramente em couro, desfilando criações surpreendentes na São Paulo Fashion Week, conforme mostrou em sua palestra, com vídeo sobre o desfile.

O acervo Design Pele fica exposto no foyer da Apex-Brasil até o dia 28 de novembro.

O projeto

Com uma dinâmica que mistura inovação, criatividade e pesquisa, o projeto Design na Pele agregou grandes nomes do design do Brasil à indústria de curtumes nacional para o desenvolvimento de novos couros e produtos surpreendentes a partir desta matéria-prima tão rica.

O projeto Design na Pele teve início no segundo bimestre de 2013, com o objetivo de aprofundar, dentro dos curtumes do Brasil, a cultura do design e da diferenciação em seu trabalho. Para que esse objetivo fosse alcançado, o CICB convidou duas importantes personalidades da arte da moda no Brasil – a artista plástica Heloísa Crocco e o estilista Ronaldo Fraga – para se juntarem ao projeto e liderarem sua execução.

Cada convidado ficou responsável por desenvolver o projeto com um determinado número de curtumes. Heloísa e Ronaldo tiveram oficinas em grupo com seus respectivos curtumes e também consultorias individuais em que puderam avaliar in loco o trabalho e as possibilidades de cada empresa. Com isso, foram desenvolvidos couros – chamados dentro do projeto de superfícies – com características especiais, em grande sintonia com tendências em design e características estéticas específicas.

Dos couros oriundos do projeto Design na Pele nasceram peças físicas para moda e decoração, com um toque de inovação e a qualidade de excelência do couro brasileiro. Esse acervo – chamado Design na Pele – está sendo apresentado em diversas mostras pelo país e pelo mundo e ganhou até um livro homônimo, com imagens do processo de desenvolvimento da iniciativa.

Curtumes participantes:

Aplic Colour

Arte da Pele

Coming

Couros Bom Retiro

Courovale

Indústria de Peles Minuano

JBS Couros

Moderno

Natur

Romeu Couros

Schmechel Peles Exóticas

Soubach Special Leathers

The Anytry Marine & Exotic Leathers

[nggallery id =31]