Vietnã e Estados Unidos são os próximos destinos do couro do Brasil em feiras do setor

10 Views

Dez empresas de curtume do Brasil estarão em duas grandes feiras mundiais do setor em breve: em Ho Chi Minh, serão quatro companhias expondo na Shoes and Leather Vietnam; em Nova Iorque, seis curtumes serão destaque na Lineapelle. Nos Estados Unidos, a feira ocorrerá na sequência do Congresso Mundial do Couro e terá ainda a participação da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) em um debate sobre certificações. Estas atividades têm o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo ao crescimento do couro do país no mercado externo desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).   

O Vietnã será o primeiro destino, entre os dias 10 e 12 de julho. A Shoes and Leather (que estará em sua 21ª edição) é uma feira que vem crescendo, acompanhando o ritmo da economia de seu país sede: só em 2018, foram US$ 18 bilhões em exportações de calçados e bolsas, fazendo do Vietnã o segundo maior exportador mundial destes produtos, atrás apenas da China. Serão 750 expositores e um público esperado de 15 mil pessoas em busca de couros, máquinas e demais materiais para a indústria da moda.

A partir do dia 16 de julho, as atenções se voltam para Nova Iorque, onde ocorrerá o Congresso Mundial do Couro (dia 16) e a Lineapelle (17 e 18), ambos no Metropolitan Pavilion. Com o tema Leather in Everyday Life (Couro na Vida Cotidiana), o congresso tem uma programação voltada à nova geração de criadores e consumidores de moda, abordando atributos do couro, sustentabilidade, perspectivas e aspectos positivos de seu uso nos mais variados produtos. A Lineapelle, com foco na comercialização de materiais para o desenvolvimento de coleções de inverno, traz uma novidade nesta edição: um debate sobre plataformas para certificações no setor de couros, com as principais ferramentas disponíveis mundialmente, entre elas a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). Será no último dia da feira (18), das 14h às 15h30min, inicialmente com apresentações individuais das certificações e, depois, debate. Além do CSCB, estão confirmados LWG (Reino Unido), ICEC (Itália) e VDL (Alemanha).


Empresas brasileiras participantes da Shoes and Leather Vietnam e suas localizações

Alexander F 12-13

Empório Yurgel F30

Fuga Couros F29

JBS Couros F10-11/F27-28



Empresas brasileiras participantes da Lineapelle NY e suas localizações

Courovale by BCM 53 primeiro pavimento

Bolzano 108 segundo pavimento

Cortume Krumenauer 96 segundo pavimento

Curtume Natur 107 segundo pavimento

Nova Kaeru 11 primeiro pavimento

Soubach Special Leathers 109 segundo pavimento


Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br