Estilista Ronaldo Fraga no Fórum CICB de Sustentabilidade

10 Views

A convergência do couro com design e sustentabilidade é um dos assuntos que pautam a indústria da moda no mundo – e, por isso, o 2º Fórum CICB de Sustentabilidade dedicará um painel inteiro a tratar desse tripé. Para expor suas ideias a respeito deste tema, está confirmado como palestrante o celebrado estilista brasileiro Ronaldo Fraga. Será no dia 28 de agosto, a partir das 13h30min, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), com organização do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Informações e inscrições pelo endereço www.cicb.org.br/forumdesustentabilidade.

Ronaldo falará no painel Design na Pele e Sustentabilidade, o segundo da tarde de debates. Como ícone do movimento que associa design com cultura, ética e sustentabilidade, o estilista pretende expor suas ideias que transcendem a rotina à qual está habituado o setor curtidor. “A valorização do couro está muito ligada à apropriação cultural. Acredito que existe uma nova geração que não tem o valorizado tanto quanto outras gerações valorizavam. Nas coleções internacionais, o couro tem aparecido com cada vez com mais destaque. As marcas europeias entendem e trabalham o couro como forma de agregar e valorizar o design”, destaca Ronaldo. Para o estilista, o couro tem atributos de durabilidade, versatilidade e história que são diferenciais para sua escolha na hora de compor uma coleção em moda – e isso deve ser valorizado, tanto em comunicação quanto na execução de um artigo.

Nascido em Minas Gerais, Ronaldo Fraga desenvolve coleções de roupas que são vendidas em duas lojas próprias – uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo – e em outras 30 multimarcas espalhadas pelo país. Apresenta dois desfiles anuais na São Paulo Fashion Week, tendo um diálogo constante em suas concepções com a cultura, a literatura e a sustentabilidade. É graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’s School of Design, em New York, e na Saint Martins School, em Londres.

A co-organização do 2º Fórum CICB de Sustentabilidade é de ABQTIC. Patrocínio Master: JBS Couros. Patrocínio Ouro: Clariant. Apoio: Fenac, Apex-Brasil, IBTeC e AICSul.

Confira a programação do 2º Fórum CICB de Sustentabilidade:

1 - Barreiras Técnicas: Certificação, Legislação e Normas. Palestrante: Federico Brugnoli, italiano especialista em sustentabilidade, avaliação de ciclo de vida e gerenciamento de desempenho em couro, ele foi o responsável por relatório técnico da UNIDO sobre couro e emissões de carbono

2 – Design na Pele e Sustentabilidade. Palestrante: Ronaldo Fraga. Estilista brasileiro, consagrado por suas coleções em roupas que valorizam a capacidade crítica e a cultura do Brasil. É um dos nomes mais aclamados da moda do país na atualidade pelo alcance em criatividade e inovação.

3 - Couro, Passado e Futuro: Ecologia, Economia e Ética da Sustentabilidade. Palestrante: Michael Appleby, Chief Scientific Adviser da Sociedade Mundial de Proteção Animal, de Londres. Michael é professor visitante da Universidade de Plymouth e membro honorário da Universidade de Edimburgo.

4 – Debate Sustentável. Nesta etapa, todos os participantes dos painéis anteriores se reunirão para uma série de debates sobre os mais relevantes assuntos que pautam a indústria do couro no âmbito da sustentabilidade