O sucesso do 2º Fórum CICB de Sustentabilidade

10 Views

Foi com uma plateia lotada de profissionais de diversos países e setores que o 2º Fórum CICB de Sustentabilidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo (RS). Mais de 600 pessoas assistiram aos painéis apresentados por alguns dos maiores especialistas do mundo em temas atuais e inovadores dentro do tripé da sustentabilidade. A realização da atividade foi do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Com grande adesão do público – tanto pela presença maciça como pela participação ativa com perguntas aos palestrantes – o fórum mostrou o amplo interesse da indústria de couros e calçados com a sustentabilidade. Trata-se de um evento cujo formato interdisciplinar motivou o debate e reuniu experiências diversas dentro do tema que congrega os pilares da economia, meio ambiente e sociedade.

A abertura do fórum foi feita pelo presidente executivo do CICB, José Fernando Bello. Em seguida, foi iniciado o primeiro painel – Barreiras Técnicas: Certificação, Legislação e Normas – que teve como palestrante o italiano Federico Brugnoli, especialista em sustentabilidade, avaliação de ciclo de vida e gerenciamento de desempenho em couro. Federico destacou em sua participação que o couro é um produto sustentável e oriundo de uma fonte renovável, embora, muitas vezes, sua percepção junto às pessoas seja outra. “Mais de 99% da produção de couro mundial é derivada de peles oriundas de animais cujo abate foi feito para outros propósitos que não o uso do couro”, destacou. Federico detalhou ainda os avanços  e importância da rastreabilidade de animais e peles, informações sanitárias e bem-estar animal para a indústria do couro. A moderação do painel de Federico foi feita por Roberto Kamelman, membro do conselho consultivo da ABQTIC.

Ronaldo Fraga, estilista e segundo palestrante da tarde, apresentou o Design na Pele e Sustentabilidade, com moderação do também estilista Maurício Medeiros. Ronaldo apresentou o projeto Design na Pele, executado em 2013 pelo CICB com o apoio da Apex-Brasil. Conforme explicou Ronaldo, o projeto tratou do desenvolvimento de couros especiais junto a curtumes do Brasil inteiro e, posteriormente, a produção de artigos de moda e decoração a partir destes couros. “O couro tem aparecido cada vez com cada vez mais destaque nas coleções internacionais. As marcas europeias entendem e trabalham o couro como forma de agregar e valorizar o design. O couro tem como diferenciais a durabilidade, a versatilidade e a estória. Minha experiência no projeto Design na Pele tem sido uma via de mão dupla: auxilio na busca da apropriação de identidade cultural de estilo e design e tenho entendido mais deste setor que é uma maravilhosa indústria de transformação. Vejo também de positivo dentro da indústria curtidora uma preocupação grande com práticas sustentáveis”, destacou.

O palestrante Michael Appleby, da Inglaterra, trouxe ao 2º Fórum CICB de Sustentabilidade a sua experiência com o abate humanitário de animais e a importância do bom tratamento bovino para que haja, também, um bom couro. Há, segundo ele, uma relação direta entre o que acontece na pecuária e o produto final do curtume. Michael defende o consumo de carne no mundo, contanto que as condições de criação e abate do animal sejam boas, ou seja: sem cortes por cercas, sem queimaduras ou choques elétricos, sem estresse durante a viagem para o frigorífico e com o abate sendo feito com o animal inconsciente. O painel Couro, Passado e Futuro: Ecologia, Economia e Ética da Sustentabilidade, apresentado por Michael, teve a moderação de Fernando Sampaio, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

O 2º Fórum CICB de Sustentabilidade reservou seu encerramento ao navegador Amyr Klink, economista e administrador de empresas com mais de 2 mil palestras em seu currículo. Amyr discorreu sobre o tema Navegando em um Mundo Sustentável, contando suas experiências em quase três décadas de navegação pelo mundo, o que inclui mais de 40 viagens ao continente antártico. Amyr deu detalhes sobre o que aprendeu em suas travessias, os sentimentos e desafios enfrentados nas viagens solitárias (como na primeira vez em que atravessou o Atlântico a remo), a valorização da tecnologia e do conhecimento empírico e o trabalho em seu estaleiro.

O 2º Fórum CICB de Sustentabilidade teve o patrocínio máster de JBS. Patrocínio Ouro: Fenac e Clariant. Patrocínio Prata: Abrameq. Apoio: Apex-Brasil, AICSul e IBTeC. Coorganização: ABQTIC.